Notícias

Mulheres Luteranas Celebrando os 500 anos da Reforma

Após vários meses de muitos preparativos – a muitas mãos – a noite de 17 de março de 2017 foi a data escolhida para o Culto de Abertura Encontro Nacional Mulheres Luteranas Celebrando os 500 anos da Reforma, realizado em Foz do Iguaçu/PR, com encerramento previsto para domingo, dia 19, com almoço festivo.

O Encontro Mulheres Luteranas Celebrando os 500 anos da Reforma nasceu a partir de uma iniciativa da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), que percebeu nas preparações de festejos em Comunidades, Paróquias e Sínodos da IECLB, que organizam diferentes eventos e atividades para relembrar o papel de Lutero e a mudança que as suas 95 Teses provocaram na história mundial, a oportunidade para refletir sobre a liderança e a participação das mulheres desde o movimento da Reforma até os dias atuais.

Com o apoio da Presidência da IECLB e a parceria da Secretaria da Ação Comunitária (Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias), de Ministras, do Fórum de Reflexão da Mulher (FRML) Luterana e da Juventude Evangélica (JE), foi, então, organizado este encontro, em âmbito nacional, com a meta ousada (e superada!) de reunir 2 mil mulheres, entre Ministras, lideranças e membros, que atuam e participam da IECLB, além de representantes de Igrejas parceiras da América Latina.

“Mulheres luteranas, boa noite! É com muita honra e imensa alegria que venho, em nome da Comissão Organizadora, recebê-las e acolhê-las neste evento! Queremos agradecer a Deus por todas as bênçãos que Ele nos dá diariamente e, especialmente, por estarmos aqui reunidas como irmãs na fé neste final de semana. Somos mais de duas mil irmãs! Desejamos que seja um tempo para reencontrar e fazer novas amizades, também de alegria no louvor, reflexão, oração e partilha, para continuarmos a viver com coragem, criatividade e esperança o nosso dia a dia. Sejam todas bem-vindas, pois esse é um momento significativo e único na nossa IECLB”, comemorou Pa. Marcia Hülle.

A Orientadora Teológica da OASE e Mestra de Cerimônias, também lembrou os objetivos do Encontro: reunir mulheres luteranas para celebrar a liderança e a participação de mulheres no movimento da Reforma ontem e hoje, refletir sobre a presença, as oportunidades e os desafios enfrentados pelas mulheres em cargos de liderança na Igreja e na sociedade, além de empoderar mulheres para assumirem cargos de liderança.

“Saudamos também (*a lista completa está no final deste texto) os nossos irmãos e companheiros que fizeram questão de vir a participar conosco neste encontro de fé e compromisso, uma realização da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, IECLB, com organização da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, em parceria com o Fórum de Reflexão da Mulher Luterana, a Juventude Evangélica e Ministras da IECLB”, enfatizou a Pa. Márcia Hülle.

Na sua fala, a Coordenadora de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB, Pa. Carmen Siegle, revelou a grande movimentação de mulheres se articulando, se deixando desafiar, superando limites e derrubando barreiras para participarem desse encontro: “O belo disso tudo foi perceber que há uma diversidade incrível na IECLB, não só de cultura, de jeitos de celebrar a fé, mas também de movimentos de mulheres. É lindo perceber que a fé que nos move é a mesma que nos desafia para o encontro e a comunhão. A fé que nos move é a mesma que nos permite crescimento e fortaleza em meio às diferenças. Como Organização, estamos representadas pela OASE, pela Juventude, pelo Fórum, pelas Ministras. Embora pareça muito, isso ainda não representa todo o trabalho de mulheres que existe na IECLB. Há outras frentes em nível sinodal e nacional. Que bonito será se, até o final desse Encontro, possamos mapear e dar visibilidade a esse grande movimento”.

A Presidente Nacional da OASE, Rejane Hagemann, saudou as pessoas presentes com o Salmo 100.2, ‘Servi ao Senhor com alegria!’, base de trabalho da OASE e também sua inspiração pessoal. A Presidente relatou como surgiu a ideia do evento, compartilhou a trajetória até a concretização deste, apresentando, ainda, a Diretoria da OASE Nacional: Vice-Presidente, Anelize Berwig, Tesoureira, Lurdes Guerardt, Vice-Tesoureira, Teresinha Mezker, Secretária, Leda Witter, Vice-Secretária, Elfi Roedel, Presidente do Conselho Fiscal, Wilhelmina Kiecbusch, além das Orientadoras Teológicas, Pa. Marcia Helena Hülle e a Diác. Telma Merinha Kramer.

Rejane também apresentou as representantes das entidades parceiras do evento: Fórum de Reflexão da Mulher Luterana, Rachel Pessoa, Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE), Isabela Gnas, Pastora Sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandense, Pa. Roili Borchardt, Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias – IECLB, Pa. Carmen Siegle, e Ministras.

A prédica foi conduzida pelo Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, que trouxe o Lema que apoia o Tema da IECLB para 2017, ‘Alegres, jubilai! Igreja sempre em Reforma: agora são outros 500’, como base para a pregação: ‘Nele vivemos, nos movemos e existimos’ (Atos 17.28a): “Nos meus 34 anos de Ministério Pastoral na IECLB, foram muitas as vezes que mulheres das nossas Comunidades chegaram até mim e disseram:

‘Não sei de onde consegui tirar forças para dar conta!’. Aí vinham à tona as mais diferentes ‘histórias de vida das mulheres’! Histórias carregadas de dor, silêncio, paciência, mas também de força, luta, coragem, espiritualidade e fé. Em todas essas situações, o desafio era o mesmo: ‘Como dar conta da vida quando a vida dói?’. Nele vivemos! Em Jesus Cristo, encontramos o consolo e a força para continuar, apesar da dor. Nele encontramos alívio e perdão. Nele encontramos a possibilidade sempre nova de novos horizontes, perspectivas e possibilidades! É por isso que… Nele nos movemos! Nele viver não deixa ninguém parado. Vocês fizeram esta experiência! Quem, em um país com as dimensões do Brasil, distâncias enormes, teria fôlego, energia e garra para realizar o único evento nacional alusivo aos 500 anos da Reforma neste ano de 2017 no contexto da IECLB?

Resposta: as mulheres! Nesta perspectiva, o Encontro Nacional de Mulheres Luteranas não se resume a estes três dias, de 17 até 19 de março. Houve um ‘antes’, está havendo um ‘durante’ e haverá um ‘depois’! Por quê? Porque… Nele existimos e, agora, são outros 500! Nestes dias em Foz Iguaçu, queremos nos deixar inspirar pela liderança e pela participação de mulheres no movimento da Reforma até os dias atuais!”.

Estas foram algumas das palavras do Pastor Presidente, que ainda mencionou o lançamento do Gibi da Catarina (Catarina von Bora) e desejou: “Em Cristo vivemos, nos movemos e existimos! Que os dias aqui em Foz do Iguaçu possam saciar a sede de vida e amor, fazer o coração pulsar e impulsionar para um renovado protagonismo na IECLB! Que Catarina e as tantas outras mulheres protagonistas na Reforma possam inspirar a vida de cada uma de vocês! Que a volta para casa, o retorno, provoque movimentos de esperança, de Reforma. Que todas vocês, juntas, mulheres luteranas, inspiradas pelo testemunho de Catarina, possam ser protagonistas de novos ventos, de uma missão renovada, e, por que não, de um novo jeito de fazer Missão e ser Igreja”.

A Coordenação geral do Culto de Abertura ficou a cargo das Ministras Pa. Scheila dos Santos Dreher e Cat. Dra. Erli Mansk, Coordenadora de Liturgia da IECLB. A parte musical foi conduzida pela Mus. Dra. Soraya Eberle, Coordenadora de Música da IECLB, com a participação de grupo de vocalista e instrumentistas (Banda Nova Santa Rosa).


Foram saudadas as seguintes pessoas na abertura do evento: Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, Pastora 1ª Vice-Presidente da IECLB, Pa. Sílvia Genz, Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB, Inácio Lemke, Presidente do Conselho da Igreja, Ema Marta Dunck Cintra, Secretária Geral da IECLB, Diác. Ingrit Vogt, e demais membros da Secretaria Geral, Presidente da OASE Nacional, Rejane Hagemann, Coordenadora de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB, Pa. Carmen Siegle, Pastor Sinodal do Sínodo Rio Paraná, P. Lauri Becker, e demais Pastores e Pastoras Sinodais dos 18 Sínodos da IECLB, Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Rio Paraná, Anelize Berwig, e demais Presidentes Sinodais, Presidente da Paróquia de Foz do Iguaçu, Rolf Leitzke, Presidente da Comunidade de Foz do Iguaçu, Ivan Scalco, Ministros na Comunidade de Foz do Iguaçu, Ednilson Clemente, e demais Ministros e Ministras, Ministra da IECLB, Representante da Federação Luterana Mundial (FLM) e Conferencista do encontro, Pa. Elaine Neunfeld, Representante da Gustav-Adolf Werk – Wutemberg/Alemanha, Pia Olwain, Presidente Nacional do Ministério de Mulheres da Igreja Evangélica Luterana da Colômbia, Rosaura Buitrago Roballo, Coordenadora do Trabalho com Jovens da Igreja Evangélica Luterana da Bolívia, Luz Ely Mamani, visitantes da Igreja Evangélica Luterana da Argentina, visitantes da Igreja Evangélica Luterana do Paraguai, Secretária do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), Pa. Romi Benck, Representante da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Rev. Elias Mayer Vergara, Representante da Igreja Luterana Cristo Redentor de Foz do Iguaçu (IELB), P. Celso Wotrich, Bispo Diocesano da Igreja Católica de Foz do Iguaçu, Dom Dirceu Vegini, e Bispo Emérito, Dom Laurindo Guizzardi, Presidente do Conselho de Igrejas Evangélicas de Foz do Iguaçu (COPEFI), Sebastião Silva, Prefeita Interina de Foz do Iguaçu, Ines Weizemann dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Foz do Iguaçu/PR, Rogério Jorge Santos Ferreira Quadros, representante do Comitê da Equidade de Gênero da Itaipu Binacional – Margem Esquerda, Elizabeth Nascimento de Lima.

Fonte: www.luteranos.com.br, 17/03/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×