Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-ES: Encontro de formação estuda as mulheres na bíblia

CEBI-ES: Encontro de formação estuda as mulheres na bíblia
22 de março de 2018 CEBI Secretaria de Publicações
No dia 18 de março de 2018 a equipe do CEBI-ES, formada por Ivanilda, Vânia, Herberth e Fatinha, se fez presente na União Paroquial Mata Fria para facilitar um encontro de mulheres.

A atividade foi realizada na comunidade luterana de Barracão, localizada no interior do município de Santa Maria de Jetibá, cerca de 130 quilômetros da capital Vitória.

O tema tratado foi Mulheres na Bíblia e participaram cerca de 30 mulheres.
Seguindo a proposta de Leitura Popular da Bíblia, a equipe iniciou o momento da manhã propondo ao grupo um resgate das mulheres que deixaram marcas em sua história. Essa memória-mulher foi representada em uma boneca de papelão.

Em duplas, as mulheres conversaram e, com criatividade, caracterizaram a boneca, dando-lhe nome. Após o momento de confecção e enfeite das bonecas, cada uma apresentou o nome da mulher que mais marcou e o grupo assumiu sua história respondendo “presente”.
Voltando o olhar para a caminhada bíblia foi feita uma breve introdução sobre o contexto bíblico que seria tratado, trazendo presente, junto com as participantes, nomes de mulheres que estão nas narrativas da bíblia.

grupo de mulheres do CEBI-ES

Grupo de mulheres se reúne para fazer a Leitura Popular da Bíblia.

Mulheres na Bíblia

Muitos nomes foram lembrados: Sara, Agar, Rebeca, Débora, Ana, Ester, Maria Madalena, Maria e tantas mulheres sem nome, mas com muita história pra contar.

Em seguida, foi escolhida, então, uma narrativa para fazer o exercício da Leitura Feminista da Bíblia. O texto foi 2Sm 13, 1-22. E, assumindo as dores, os gritos e a luta de Tamar o grupo foi vivenciando o processo de Leitura do texto, com as suspeitas, as perguntas e a descoberta dos contextos que ajudam na compreensão da narrativa, em diálogo com a vida concreta de mulheres em nosso tempo.

Na sequência, as mulheres formaram quatro grupos para vivenciar a experiência de leitura feminista com outros textos. Após o momento de atividades de grupo, cada equipe de mulheres apresentou sua percepção sobre o que foi lido.

Com a Tamar, de Gn 38, as mulheres perceberam como a estrutura patriarcal marca a trajetória das mulheres e identificaram as estratégias de libertação que precisam ser entendidas e atualizadas, considerando os novos contextos vividos; com a mulher ousada de Mc 5 – aquela que sofrias com uma hemorragia por 12 anos – o grupo percebeu a necessidade de coragem para enfrentar os obstáculos da lei, da cultura machista e de todas as formas de opressão para superar as violências contra a mulher.

grupo de mulheres se reúne pela leitura feminista da bíblia

de geração em geração passando a leitura popular da bíblia

livraria do CEBI presente no evento

Livraria do CEBI, Presente!

Após as falas dos grupos, a equipe apresentou uma breve linha do tempo da caminhada da bíblia, destacando as memórias de mulheres na história do povo. A motivação foi de continuar fazendo a leitura dos textos da bíblia, com olhar de mulher, considerando, pela presença ou pela ausência de seus nomes, o lugar de sua ação transformadora.

E o final, com a música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, foi reafirmado que:

“É preciso de força, é preciso ter raça, é preciso ter sonho sempre… Quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida”.

A equipe do CEBI-ES agradece a acolhida da Igreja Luterana de Mata Fria, em especial às mulheres de diferentes paróquias luteranas que foram participar desse momento que é tão especial e importante para a divulgação da leitura popular da bíblia.

Relato partilhado pela equipe do CEBI-ES: Ivanilda, Vânia, Herberth e Fatinha.