CEBI em destaque

CEBI-ES: Encontro de formação estuda as mulheres na bíblia

No dia 18 de março de 2018 a equipe do CEBI-ES, formada por Ivanilda, Vânia, Herberth e Fatinha, se fez presente na União Paroquial Mata Fria para facilitar um encontro de mulheres.

A atividade foi realizada na comunidade luterana de Barracão, localizada no interior do município de Santa Maria de Jetibá, cerca de 130 quilômetros da capital Vitória.

O tema tratado foi Mulheres na Bíblia e participaram cerca de 30 mulheres.
Seguindo a proposta de Leitura Popular da Bíblia, a equipe iniciou o momento da manhã propondo ao grupo um resgate das mulheres que deixaram marcas em sua história. Essa memória-mulher foi representada em uma boneca de papelão.

Em duplas, as mulheres conversaram e, com criatividade, caracterizaram a boneca, dando-lhe nome. Após o momento de confecção e enfeite das bonecas, cada uma apresentou o nome da mulher que mais marcou e o grupo assumiu sua história respondendo “presente”.
Voltando o olhar para a caminhada bíblia foi feita uma breve introdução sobre o contexto bíblico que seria tratado, trazendo presente, junto com as participantes, nomes de mulheres que estão nas narrativas da bíblia.

grupo de mulheres do CEBI-ES

Grupo de mulheres se reúne para fazer a Leitura Popular da Bíblia.

Mulheres na Bíblia

Muitos nomes foram lembrados: Sara, Agar, Rebeca, Débora, Ana, Ester, Maria Madalena, Maria e tantas mulheres sem nome, mas com muita história pra contar.

Em seguida, foi escolhida, então, uma narrativa para fazer o exercício da Leitura Feminista da Bíblia. O texto foi 2Sm 13, 1-22. E, assumindo as dores, os gritos e a luta de Tamar o grupo foi vivenciando o processo de Leitura do texto, com as suspeitas, as perguntas e a descoberta dos contextos que ajudam na compreensão da narrativa, em diálogo com a vida concreta de mulheres em nosso tempo.

Na sequência, as mulheres formaram quatro grupos para vivenciar a experiência de leitura feminista com outros textos. Após o momento de atividades de grupo, cada equipe de mulheres apresentou sua percepção sobre o que foi lido.

Com a Tamar, de Gn 38, as mulheres perceberam como a estrutura patriarcal marca a trajetória das mulheres e identificaram as estratégias de libertação que precisam ser entendidas e atualizadas, considerando os novos contextos vividos; com a mulher ousada de Mc 5 – aquela que sofrias com uma hemorragia por 12 anos – o grupo percebeu a necessidade de coragem para enfrentar os obstáculos da lei, da cultura machista e de todas as formas de opressão para superar as violências contra a mulher.

grupo de mulheres se reúne pela leitura feminista da bíblia

de geração em geração passando a leitura popular da bíblia

livraria do CEBI presente no evento

Livraria do CEBI, Presente!

Após as falas dos grupos, a equipe apresentou uma breve linha do tempo da caminhada da bíblia, destacando as memórias de mulheres na história do povo. A motivação foi de continuar fazendo a leitura dos textos da bíblia, com olhar de mulher, considerando, pela presença ou pela ausência de seus nomes, o lugar de sua ação transformadora.

E o final, com a música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, foi reafirmado que:

“É preciso de força, é preciso ter raça, é preciso ter sonho sempre… Quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida”.

A equipe do CEBI-ES agradece a acolhida da Igreja Luterana de Mata Fria, em especial às mulheres de diferentes paróquias luteranas que foram participar desse momento que é tão especial e importante para a divulgação da leitura popular da bíblia.

Relato partilhado pela equipe do CEBI-ES: Ivanilda, Vânia, Herberth e Fatinha.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×