Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Mulheres, desobedeçam!

Mulheres, desobedeçam!
5 de março de 2018 CEBI Secretaria de Publicações

por Ketlin Laís Schuchardt*

“Desse modo não existe diferença entre judeus e não judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus.” (Gálatas 3.28)

Hoje, ao sair da universidade, fui  surpreendida ao ouvir um colega comentando com outro no corredor: “- Minha mulher não me obedece mais!”. Tomada por silêncio, refleti sobre isso.

Nos capítulos 1 e 2 de Êxodo, encontrei Sifrá e Puá, as parteiras de mulheres israelitas que desobedeceram à ordem do rei do Egito. As filhas de Zelofeade (Números 27.1-11) também desobedeceram e reivindicaram uma mudança na lei para que tivessem direito à herança do pai. Da mesma forma, Tamar (Gênezis 38), Rute e tantas outras mulheres que, por ousadia ou por não terem outra opção, desobedeceram e foram abençoadas por Deus.

Infelizmente, nosso tempo ainda é marcado por desigualdade social, machismo, inferiorização das mulheres. Por vezes não há outra saída a não ser obedecer. Mas, a quem as mulheres estão desobedecendo? Por quais motivos? Elas devem obediência? Que Deus nos dê sabedoria e ânimo para buscar um mundo como ele planejou para nós. Que dê coragem e força para as mulheres que, lamentavelmente, ainda precisam desobedecer. Também nos dê discernimento para que as relações entre homens e mulheres sejam de amor, respeito e companheirismo. Não de submissão e obediência.

Fonte: Texto de Ketlin Laís Schuchardt*, de São Leopoldo-RS. Publicado no Devocionário Semente de Esperança 2018, por Editora Sinodal, Pastoral Popular Luterana e IECLB.