Notícias

Mística e engajamento

por Cláudio Márcio*

“Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor livra-o no dia mal” (Sl 41.1)

Somos convidados por Jesus (o camarada de Nazaré) a exercer uma espiritualidade que não exclua duas percepções significativas em nosso cotidiano, a saber: a alteridade e a empatia. Sim, apenas vendo o outro e se colocando em seu lugar seremos efetivamente filhos e filhas de Deus.

Não é possível viver uma indiferença diante de tantas calamidades que nos cercam. Pensando com Edson Gomes (cantor de reggae do Recôncavo baiano) quando diz: “tanta violência na cidade -brother é tanta criminalidade”. Sabemos que neste processo de violências múltiplas é o corpo afro-indígena que “tomba ao chão”. Até quando?

O que as comunidades eclesiásticas podem e devem fazer neste contexto? É com muita tristeza que percebemos a instrumentalização da fé cristã em um paradigma político que gera morte e nega direitos humanos e sociais que foram conquistados com tanta luta, lágrima, sangue e suor. Esses religiosos na política frequentam a igreja todo domingo, todavia, “este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim” (Mt 15.8).

De fato, é preciso salientar também que há setores dos movimentos ecumênicos se articulando, refletindo criticamente, reformulando discurso e prática com o desejo de produzir outra realidade mais equânime. Suspeito que mística e engajamento pode ser uma alternativa satisfatória, ou seja, uma espiritualidade diaconal e acolhedora.

É preciso uma tomada de decisão. Não é suficiente ir à igreja aos domingos, ler a bíblia e orar, ou seja, é preciso perguntar: como leio a bíblia? Ore, entretanto, lembre-se que Jesus fez o milagre da multiplicação dos pães, porém, quem levou foi um menino. Faça sua parte e “Deus fará a d’Ele”, pois, “quem recusar ouvir o grito do pobre também gritará e não será ouvido” (Pv 21.13).

Enviado pelo autor.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×