Notícias

Missão Ecumênica de apoio aos Guarani-Kaiowá é recebida pelo Ministério Público Federal em MS

Missão Ecumênica de apoio aos Guarani-Kaiowá é recebida pelo Ministério Público Federal em MS

O procurador chefe da matéria indígena no estado, Emerson Kalif, mostrou preocupação com a causa indígena e principalmente com o genocídio do povo Guarani-Kaiowá. Kalif também manifestou apoio ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI), que sofre grave processo de criminalização pelo lobby de fazendeiros. Há uma proposta de CPI contra a organização na Assembleia Legislativa do MS.

O procurador afirmou que sua atuação tem se baseado na efetivação dos direitos dos indígenas, independentemente de qualquer posicionamento ideológico particular. “Precisamos atuar indo às comunidades, conhecendo a realidade e não pactuando com qualquer ação criminosa, menos ainda com a violência armada, fora da lei”, observou.

Ao lembrar de Oziel Gabriel, Terena morto, em 2013, por arma de fogo em uma reintegração de posse na terra indígena de Buriti, MS, o procurador foi às lágrimas. Ele reviveu o que chamou de cena de guerra, em que a Polícia Federal se mostrou despreparada para lidar com a situação de conflito.

“Entre todas as etnias se sabe que as condições de vilipêndio dos Guarani é extrema, mesmo comparadas as de outras etnias do MS, que também sofrem consequências das violações de direitos”, ressalta. Mesmo assim, Kalif não perde as esperanças: “Vou e volto das aldeias e me sinto muito mais forte. Apesar de ver a falta material, sei que isso não importa tanto para eles desde que possam dividir alguma alegria e pequenas vitórias”.

#‎CPIdoGenocídioJá‬ ‪#‎ContraCPIdoCIMI‬

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×