Notícias

Israel terá cerca nas fronteiras para se proteger de "feras selvagens"

Israel terá cerca nas fronteiras para se proteger de "feras selvagens"
O alargamento da construção da cerca a todas as zonas fronteiriças foi anunciada durante a visita que o chefe do Governo efetuou na terça-feira à fronteira com a Jordânia, no sul de Israel.
 
Netanyahu aproveitou a visita para dizer que o seu objetivo é ter uma cerca como aquela em todo o território. "Em nossa vizinhança, temos de nos proteger de feras selvagens", disse Netanyahu durante a viagem ao sul de Israel. O comentário também pode ser traduzido como "temos de nos proteger de predadores", reportou o jornal britânico The Guardian.

Segundo Netanyahu, a cerca evitaria que palestinos e cidadãos dos países árabes vizinhos se infiltrassem em Israel, e ajudaria a resolver o problema dos túneis usados pelo Hamas a partir de Gaza. "No final, de acordo com os meus planos, haverá uma cerca como esta em torno Israel na sua totalidade". Só esta cerca vai custar a Israel cerca de US$ 77 milhões.

Israel está também a estudar maneiras de selar lacunas no muro que separa atualmente as áreas ocupadas da Cisjordânia.

A proposta de erguer a cerca em todo o território israelense, contudo, é alvo de críticas dentro de seu próprio gabinete. O ministro da Educação israelita, Naftali Bennett, referiu-se a outros sítios onde a população judaica é significativa e onde ela vive em maior segurança, não precisando para isso de mais muros ou vedações: "O primeiro-ministro disse hoje que precisamos de vedações. Estamos a embrulhar-nos em vedações". Nós estamos nos prendendo em cercas.

Com a extensão total de 30 quilômetros a vedação junto à fronteira com a Jordânia começou a ser construída no mês passado e deverá estar concluída até ao fim do ano. Recentemente foi também erguida uma vedação de aço ao longo da fronteira entre os Montes Golã – território ocupado por Israel em 1967 – e a Síria.

Nenhum produto no carrinho.