“Ó humanidade, já foi dito o que é bom e o que Javé exige de você: praticar o direito, amar a solidariedade e humildemente caminhar com teu Deus”(Mq 6,8).
Um abraço grande a todas e todos que teimosamente se esforçam por seguir os rastros da profecia. E seguir os rastros da profecia implica em tomar três caminhos que se encontram e se misturam, juntando ânimo e espírito para defender a vida e denunciar os estragos que as elites opressoras produzem.
Primeiro, o caminho da Justiça, que está na raiz do ser e através do qual se promove a defesa inconteste do direito das pessoas pobres e oprimidas.
O segundo caminho é o da Solidariedade, que faz de cada uma/um participante de um projeto clânico-comunitário que brota do ventre da terra e dos úteros grávidos de vida.
Por fim, a profecia nos indica o caminho da Espiritualidade, a alimentar o projeto de uma Casa Comum, na qual seja possível morar, sentar, dialogar, conviver.
Estes caminhos e marcas da profecia que não podem estar distante de nossas comunidades têm em nosso querido irmão maior Pedro Casaldáliga sua expressão, vivência e testemunho.
Caminhante da Palavra, intérprete da Vida e da Bíblia, o CEBI celebra os 90 anos de Pedro. Na Igreja da Libertação e dos Pobres, Pedro vive a profecia do Evangelho encarnado na Vida. Nossa gratidão, irmão Pedro, por sua presença entre os pobres e entre nós, a não deixar que nos esqueçamos dos três caminhos da Profecia!
Carinhosamente,
A família do CEBI
–
Foto de capa: Joan Guerrero