No dia 09 de julho de 2022 o Centro de Estudos Bíblicos do Rio Grande do Norte esteve reunido celebrando 35 anos de presença no chão potiguar. Acolhidos em Mossoró-RN na Casa da Mãe Rainha, um espaço da Igreja Católica da cidade. Contamos com a presença de representantes das cidades de Natal, João Câmara, Severiano Melo, Martins, Luiz Gomes, São Francisco do Oeste e da anfitriã Mossoró, ao todo 35 participantes.
Iniciamos participando da eucaristia com a comunidade da Igreja da Mãe Rainha. A missa foi celebrada por Padre João Batista, que participa do Cebi desde a origem aqui no RN e que fez uma memória da história e abriu espaço para apresentação dos participantes.
Durante o dia fizemos a memória de experiências exitosas da Leitura Popular da Bíblia (LPB) que aconteceram no nosso chão e na realidade amazônica. Esse momento foi Coordenado por Ana Jacira e Irmã Lúcia, contando com diversos depoimentos dos participantes, entre eles o Pastor Marcus Aurélio. Na conversa foram destacados os principais elementos que caracterizam a LPB.
Eliza Moreira, do Cebi Mossoró, trouxe para o grupo informações e reflexões sobre a Animação Bíblica da Pastoral proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que pudéssemos verificar em que ela pode ajudar ou atrapalhar a prática da leitura bíblica nas comunidades e nos movimentos sociais.
Em pequenos grupos conversamos sobre as marcas que ficaram na vida pessoal e na vida das comunidades com a vivência da leitura popular da Bíblia. Também foram levantadas propostas concretas para retomada da leitura popular da Bíblia, como instrumento de libertação e animação das lutas. O afastamento e esfriamento decorrentes da pandemia da Covid-19, fez com que muitos grupos paralisassem suas atividades. Esse encontro foi também uma oportunidade de estreitar os laços entre os integrantes do Cebi RN e de tomar um novo fôlego para continuar a caminhada.
As propostas levantadas vão ser levadas para a Coordenação Estadual para o devido encaminhamento. De imediato se acertou inserir todos os participantes no grupo do Whatsapp do Cebi RN, movimentar mais as nossas redes sociais e realizar uma atividade no mês da Bíblia com o estudo do Livro de Josué em todos os lugares onde os cebianos potiguares atuam. Saímos com data de planejamento on-line marcada (21 de julho).
A palavra que resume esse encontro é gratidão, o encontro só aconteceu devido a muitas doações. Desde o esforço dos que vieram de longe, os amigos e amigas que contribuíram com a partilha da alimentação até as equipes de serviço que foram responsáveis pelas inscrições, organização do espaço, vendas de publicações, momentos de liturgia e animação. São tantos e tantas que evitamos nomear para não cometer injustiça.
Elevamos ao céu o nosso louvor pela existência do Centro de Estudos Bíblicos que nos reúne ao redor da palavra, nos ajuda a desenvolver o espírito crítico e o compromisso com a transformação da realidade. Dos fundadores – Jether e Lucília Ramalho, Agostinha Vieira de Mello e Carlos Mesters – a cada cebiano e cebiana que faz da prática da LPB uma missão e uma esperança, existimos e caminhamos juntos, juntas, juntes. Aqui no RN recordamos as irmã Clara e Janine, as Missionárias de Jesus Crucificado, Rita Martins, Irmã Maria Elisa, Zé Teixeira… uma multidão de testemunhas as quais somos devedores e continuadores.
Pedimos emprestado a inspiração da poetiza Socorro Gurgel, que diz assim num treco do seu poema sobre os 35 anos do Cebi-RN:
Texto escrito por Zélia Cristina Pedrosa e Eltiene Araújo.
“Vamos pedir em preces, ao Senhor da Vida e da História,
Que a Palavra que eles plantaram em nosso chão
possa nos fortalecer na missão de assumir,
o compromisso libertário com os pequenos e excluídos do nosso tempo.
Vamos! É possível!
Obrigada CEBI por semear a melhor semente
na mente, nas mãos e no coração da gente!
Ah, CEBI, CEBI! A luz de Deus está aqui”