Notícias

Catedral em Debate: Redução da Maioridade Penal

Catedral em Debate: Redução da Maioridade Penal
No dia 9 de julho, em Brasília (DF), religiosos, representantes da sociedade civil organizada, estudantes, pesquisadores e interessados no tema da Redução da Maioridade Penal estiveram reunidos, na Catedral Anglicana da cidade, para debaterem o assunto. O evento foi uma promoção conjunta da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), por meio da Catedral, e do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.
 
Entre os presentes estavam a secretária-geral do CONIC, Romi Bencke; o bispo anglicano dom Maurício Andrade (ex-primaz da IEAB); o pastor luterano Dalcido Gaulke; a assessora de Comissões da Câmara dos Deputados, Thaís Gouveia; o representando a Comissão de Justiça e Paz (CBJP) da CNBB Geniberto Campos e as professora da UnB, Beatriz Vargas e Enea Stutz de Almeida, que também é membro da Catedral Anglicana e foi a mediadora da mesa.
 
O momento foi muito oportuno para o aprofundamento da questão. Vários foram os questionamentos colocados. Um deles foi o do pastor Gaulke. Ele defendeu que “o povo foi insuflado a acreditar de que a redução poderia trazer mais segurança”. De fato, não faltaram manchetes midiáticas, sobretudo nos programas policiais, defendendo essa tese.
 
“Hoje, diante de Câmara Federal altamente conservadora e fundamentalista, a principal pergunta que temos de nos fazer é: como defender a juventude? Reduzir não é a solução. Estamos em uma sociedade extremamente punitiva. Não se usa a ressocialização nem penas alternativas”, ponderou dom Maurício.
 
Geniberto Campos chamou a atenção que a PEC da Redução da Maioridade Penal irá reformar a Constituição Federal. “A proposta de redução tem como pano de fundo o preconceito e a intolerância. A revisão dessa medida precisa ser analisada no contexto de revisão de outros direitos e garantias conquistas pela sociedade civil como a lei da terceirização. Por que, ao invés de discutir a redução da maioridade penal, não se debate e se criam medidas efetivas para a melhoria de vida dos jovens que estão nas favelas? Por que não se discute o genocídio da juventude negra? Percebe-se na proposta de redução da maioridade sinais de neofascismo. Por que os crimes contra a população negra não tem a mesma repercussão dos demais crimes cometidos? Precisamos, urgentemente, defender o processo civilizatório do Brasil”, disse.
 
Já a professora Beatriz Vargas, destacou que o que explica a violência contra crianças e jovens é o racismo e a cultura de uma sociedade punitiva. “É importante analisar a proposta sob a chave das violências patriarcalista, patrimonialista e racista que nunca foram enfrentadas no país. A América Latina é a região mais violenta do planeta. Os países campeões da violência no nosso Continente são a Venezuela, Colômbia, México e Brasil. A característica comum entre esses países é a escravidão. Talvez essa seja uma chave para analisarmos a violência”.
 
Thais Gouveia falou da esperança em torno do mandato de segurança impetrado no STF por 102 parlamentares, de 14 partidos diferentes, contra os atos antidemocráticos praticados pelo presidente da Câmara e em defesa da democracia e da Constituição Federal. Ela ainda destacou exemplos positivos de jovens infratores que conseguiram se ressocializar.
 
O debate foi bastante intenso e aprofundado. Ao final, todos assumiram a tarefa de seguir na mobilização contra a redução da maioridade penal de na defesa da democracia.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×