Notícias

Carta pastoral da IECLB ratifica a defesa da democracia

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB
Junho – 2020
Só Tu conheces os pensamentos secretos do coração humano” (1 Reis 8.39)
O lema do mês de junho tem como contexto a dedicação do Templo em Jerusalém. Quando tudo estava pronto, Salomão chega diante do altar, estende as mãos para o céu e ora. O rei Salomão tinha poder e força, mas se coloca de mãos vazias diante de Deus. Este gesto de mãos vazias é significativo para os nossos dias.
Já estamos no quarto mês de “quarentena”. Apesar da grave situação, experimentamos bonitas formas de comunhão através de rádio e Internet. Em nenhum momento deixamos de ser Igreja. Os templos ficaram vazios e não houve encontros presenciais, mas a Palavra de Deus foi pregada, ensinada, comunicada. Orações, louvores, súplicas e lamentos cruzaram territórios. Dores foram repartidas, alegrias compartilhadas, sabedorias disseminadas.
A pandemia de Covid-19 é uma crise global. O número de casos registrados chegou a oito milhões, e o número de óbitos já ultrapassa 435 mil. O Brasil, que ainda apresenta curva ascendente, registra mais de 43 mil óbitos por Covid-19. Não bastasse essa terrível situação, outros graves problemas nos assolam. A violência doméstica, especialmente contra mulheres, aumenta. Há grupos que disseminam mentiras, violência e ódio, e defendem a ditadura. O racismo continua impregnado na sociedade, causando sofrimento e morte.
“Não consigo respirar” foi o grito de George Floyd, pessoa negra morta pela força policial em Minneapolis, EUA, no final de maio. Sua morte gerou intensa onda de protestos pelo mundo, exigindo mudanças nas mentalidades e nas políticas. “Não consigo respirar” é também o grito de muitas e muitos de nós. Não dá mais para seguir a brutalidade, a insensatez e a ganância. Neste momento, é necessário ratificar a defesa da democracia como forma de organização social capaz de defender a vida, a liberdade de expressão, os direitos.
Deus conhece corações e pensamentos. Deus conhece os pensamentos daquelas pessoas e dos grupos que tramam o mal e tentam disfarçá-lo. Deus também sabe que nossos pensamentos nem sempre são os melhores. Muitas vezes nos deixamos conduzir pelo mal e pela insensatez. O pecado não permite que respiremos. O pecado nos faz sofrer o mal e nos leva a fazer o mal. Como pessoas evangélicas luteranas cremos que Deus nos perdoa e nos traz de volta para a vida. O perdão ativa em nós o cuidado, a inclusão, a justiça, o amor, a paz.
Deus conhece os pensamentos secretos do coração humano. Que pensamentos alimentamos em nossos corações? Como são as nossas ações? Deus conhece tudo, mas espera que apresentemos a Ele as nossas fraquezas e as nossas preocupações. Nada lhe é pequeno ou insignificante. A misericórdia divina é muito maior do que podemos imaginar. Para desfrutar dela, precisamos apenas de mãos vazias em oração.
De mãos vazias e confiantes, elevamos a Deus as nossas orações. Nele cremos e confiamos. Neste tempo de Pentecostes, confessamos que o Espírito de Deus nos inspira para pensamentos e ações de vida. De Deus vem a força para enfrentar e superar este tempo de dificuldades. É por isto que podemos renovar a esperança no reino de Deus, na vida sem males. O desejo de um novo tempo não é um ideal humano, mas promessa divina. Dessa promessa podemos participar com nossos pensamentos e ações.
Saudações em Cristo,
Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente
P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente
P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×