Notícias

Campanha Steilpass: 10 regras para um jogo justo na Copa

Campanha Steilpass: 10 regras para um jogo justo na Copa

Para a Copa do Mundo 2014 exigimos jogos honestos e justos para as pessoas no Brasil, na Alemanha e no resto do mundo

Nos jogos de futebol existem regras claras: faltas e impedimentos são punidos, para graves e repetidas faltas existe o cartão vermelho, a duração dos jogos é claramente definida e os árbitros asseguram o cumprimento das regras.

No Brasil, no ano da Copa do Mundo, as pessoas se perguntam por que o país tem condições de investir milhões de Euros na construção de novas Arenas de Futebol, mas não consegue, por exemplo, implantar um sistema de saúde acessível e eficaz, um sistema de transporte público e um apropriado sistema de educação para todas as pessoas no país. Durante a preparação da Copa do Mundo, milhares de pessoas demonstraram, nas ruas, sua insatisfação e pedidos justiça.

 
Os parceiros da "Campanha Steilpass" junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e à Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), exigem que sejam mantidas as 10 regras para um jogo justo e honesto para todos.

1) GARANTIR UM TRABALHO DIGNO PARA TODOS

Todos os cidadãos e cidadãs têm o direito a um trabalho digno, independente da sua origem, religião ou sexo. Exigimos um acesso não discriminatório ao mercado de trabalho e a possibilidade para todos e todas de desenvolver as suas capacidades e poder viver do seu trabalho.


2) ACESSO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

A formação é um direito fundamental para todas as pessoas. A boa formação educacional é um pré-requisito para a participação de todos na sociedade. Exigimos, portanto, uma formação adequada para todas as pessoas, para que elas possam assumir os seus direitos e as suas responsabilidades democráticas.

3) GARANTIR A JUSTIÇA DEMOCRÁTICA

Em todas as sociedades, cada pessoa tem um "direito ao Direito" . Exigimos que o Poder Judiciário possa trabalhar independente e de acordo com a ordem jurídica.

4) IMPLEMENTAR A TERRA JUSTA E A REFORMA AGRÁRIA

"Economias sustentáveis" significam limitar o uso dos recursos naturais da terra a um nível sustentável, para que as pessoas que moram e trabalham no campo possam viver com mais dignidade. Exigimos a proteção das pequenas empresas de agricultores por meio de uma Reforma Agrária justa e de uma justa distribuição dos recursos naturais.

5) IMPLANTAR UM CONTROLE DEMOCRÁTICO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Os meios de comunicação têm o direito de relatar objetivamente. A monopolização dos meios de comunicação ou a sua manipulação através de interesses econômicos e sociais particulares prejudicam a democracia. Exigimos uma diversidade na mídia e um eficaz controle democrático, assim como um autocontrole dos meios de comunicação.

6) PROMOVER A JUVENTUDE E PROTEGÊ-LA DA VIOLÊNCIA

Crianças e jovens têm o direito a um bom e saudável desenvolvimento da sua personalidade. Exigimos uma lei para a proteção dos menores e adolescentes, que reforce e garanta a sua integridade, assim como um um plano estratégico de prevenção que proteja crianças e jovens contra a violência.

7) PROTEÇÃO DA DIVERSIDADE MULTICULTURAL DOS POVOS

Nas sociedades democráticas, é importante que a diversidade cultural seja usada por todos como uma oportunidade para a participação e tomada de decisões. Exigimos que a identidade cultural, principalmente da minoria, seja respeitada e protegida.

8) COMBATER A CORRUPÇÃO E ASSEGURAR A TRANSPARÊNCIA

Para a nossa sociedade é indispensável reprimir o abuso do poder e a corrupção, praticados em todos os níveis do comércio social. Exigimos uma luta contra a corrupção, divulgação e um controle, independente, das finanças e orçamentos de instituições públicas.

9) APOIAR O ENGAJAMENTO DA SOCIEDADE CIVIL

Necessitamos de formas democraticamente legitimadas de participação dos cidadãos. Iniciativas locais e associações auto-organizadas devem ser prioritariamente beneficiadas às iniciativas estatais. Exigimos que os cidadãos em diferentes níveis obtenham formas democráticas de participação e tomada de decisões.

10) PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE PARA TODOS

Na nossa sociedade é importante que as pessoas estejam capacitadas para manter e preservar a sua saúde. Exigimos uma justa distribuição do acesso à alimentação e à moradia, regras para a proteção das pessoas no trabalho e um adequado sistema de prevenção e saúde, assim como habitação para todos.

Os titulares da "Campanha Steilpass" na Alemanha são:

 
– Adveniat

– DJK

– Sportverband e.V.

– katholischer Bundesverband für Breiten- und Leistungssport (Associação Católica para o esporte amador e profissional),

– KAB – Katholische Arbeitnehmer Bewegung (Movimento católicos dos trabalhadores),

– KLJB – Katholische Landjugendbewegung Deutschlands e.V. (Movimento da Juventude Rural Católica na Alemanha),

– Kolping International, celebridades da sociedade e da Igreja na Alemanha e nossos parceiros no Brasil:

– Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

– Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Desejamos entregar a petição na Alemanha, para a Organização das Nações Unidas (ONU) e aos responsáveis políticos no Brasil.

Faça você também parte deste movimento e participe assinando nossa petição!

 
Para assinar, clique aqui (o local de assinatura fica no lado direito da matéria).

Nenhum produto no carrinho.