Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Audiência pública discute impactos e violações no licenciamento de hidrelétricas

Audiência pública discute impactos e violações no licenciamento de hidrelétricas
Audiência pública discute impactos e violações no licenciamento de hidrelétricas
7 de abril de 2010 Centro de Estudos Bíblicos
O objetivo da audiência será discutir sobre os impactos ambientais e as violações de direitos humanos na implementação das Usinas Hidrelétricas de Belo Monte e Estreito. Na ocasião, relatores do Direito Humano ao Meio Ambiente da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Plataforma Dhesca Brasil) lançarão um relatório sobre as violações no processo de licenciamento da Usina de Belo Monte.

O documento intitulado "Missão Xingu: Violações de Direitos Humanos e Impactos Socioambientais no Licenciamento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte" foi resultado de uma visita dos relatores do Direito Humano ao Meio Ambiente da Plataforma Dhesca, Marijane Lisboa e Guilherme Zagallo, à Volta Grande do Rio Xingu, no Pará.

Marijane explica que, em novembro do ano passado, os dois relatores foram ao local – que ficará seco com a construção do projeto – e ouviram as pessoas que vivem na região. De acordo com ela, a população afirmou que não teve oportunidade de se manifestar contra a obra e "não conseguiu ir às audiências porque eram muito longe".

A relatora comenta que pescadores, ribeirinhos e até mesmo indígenas serão diretamente afetados com a construção da Usina. "Os indígenas não foram consultados", revela, destacando que a consulta é um direito dos povos indígenas previsto na legislação brasileira e em tratados ratificados pelo país, como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Além disso, Marijane destaca os impactos ambientais que serão causados pela construção de tal Usina. "O Painel de cientistas [Especialistas] Independentes encontrou falhas seríssimas no Estudo de Impacto Ambiental, mas foram desconsideradas pelo Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]", afirma.

De acordo com ela, essas e outras violações são apresentadas no Relatório, que ainda recomenda: cancelar o leilão da hidrelétrica, marcado para o dia 20 deste mês; e anular a licença ambiental concedida pelo Ibama no dia 1° de fevereiro. "Recomendamos reexaminar todo o processo", conclui.

Além dos relatores, foram convidados para a reunião de amanhã representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); do Fórum dos Atingidos pela Barragem de Estreito; da Subprocuradoria-Geral da República do Ministério Público Federal; e do Consórcio Estreito Energia-Ceste. O convite também foi estendido aos ministros: Edison Lobão, de Minas e Energia; Márcio Fortes, das Cidades; Altemir Gregolin, da Pesca e Aquicultura; Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário; e Carlos Minc, do Meio Ambiente.

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi