Assembleia Estadual do Cebi PE
“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” Sl 119,105.
Aconteceu nestes dias 9 a 11 de setembro de 2022, no Santuário da Comunidades em Caruaru-PE, a Assembleia Estadual do CEBI. Com o tema: ” Caminhando com as periferias no cuidado com a casa comum em busca do bem viver”, representantes de todas as regiões do Estado se fizeram presentes. Aos poucos fomos nos achegando, nos reencontrando, expressando entre beijos, abraços e sorrisos nossas expectativas, matando saudades e sonhando novamente o novo. Foi a primeira vez que nos reunimos em Assembleia pós-pandemia presencialmente.
Durante todo o reencontro sentimos como sempre aquela sinergia característica viva e própria dos cebianos/as. Nesta Assembleia, tivemos na sexta-feira a noite, a acolhida e uma linda abertura solene com a leitura de um texto poético feito pelo nosso irmão Sebastião Catequista. No sábado, um momento orante com dona Madalena trazendo mística, luz e espiritualidade, em seguida houve a conferência expositiva e reflexiva sobre o tema com um olhar analítico, bíblico e cebiano, com Dom Sebastião Armando; e uma análise de conjuntura com Cláudio Braga nos ajudando a ver, a pensar, a entender e agir em nosso momento político atual. Foi um excelente momento de ver a realidade e nos aprofundarmos no “que o Espírito diz a Igreja” (Ap 2,29b).
Assim, fomos desenhando nossa Assembleia. A partir da realidade vista, conforme as regiões podemos enxergar novos desafios e com ele novas forças de atuação. Desta forma, escolhemos a partir do tema central, alguns compromissos que nos provoca repostas em nossa caminhada estadual em cada região. No domingo, houve a eleição, momento de convivência e celebração encerrando esse momento impar de nossa história cebiana no Estado. A nova coordenação estadual assim agora se configura com os eleitos: Cláudio Braga, Sílvia Souza, Josélio Silva, Rosicleide (Mana), Maria Nivaneide, Sebastião Santana (Sebastião Catequista), David Silva, José Cardoso, Wilson Alencar, Benedito José, Ir. Luciana, e Godoberto dos Reis.
Se fizeram presente ou virtualmente parceiros convidados: Projeto Mãe Morena; Igreja Anglicana e Escola Vidas Desabrocham no Semi-Arido; bem como além fronteiras foram lembrados e que estiveram em nossas orações e memória: A Missão Franciscana, parceira de fé e caminhada. Registramos também por e-mail e whatsapp a saudações da Coordenação Nacional do Cebi bem como de vários companheiras/os nossos.
Muito rica foi a experiência de vivenciarmos a Assembleia sob as duas realidades presencial e virtual, de forma hibrida, todos os participantes puderam contribuir com esse momento.
No mais, ficou aquela sensação de que mesmo em processo de pós-pandemia, de momento eleitoral, de uma realidade nacional e estadual que clama por libertação das amarras que a prende nesses últimos anos estamos esperançando a Vida e um futuro ainda que incerto, um pouco melhor. Sentimos que é preciso fortalecer pequenas iniciativas, apostar nas novas gerações, ensaiar novos passos sempre com um olhar na Bíblia e outro na Vida. Dessa forma, vamos construindo e mantendo a chama acesa que cuida da Casa Comum, em vista de uma melhor qualidade de vida, do Bem-Viver sobretudo e a partir das Periferias de nosso Estado e nosso país.
Recife, 14 de Setembro 2022.
Coordenação Estadual.