Notícias

Alunos relatam abusos e agressões da PM em desocupação de escola em GO

Alunos relatam abusos e agressões da PM em desocupação de escola em GO
Alunos desocuparam mais uma escola na manhã desta segunda-feira (25), em Goiânia. Na desocupação alguns manifestantes relataram clima de conflito com a Polícia Militar do Estado. A corporação afirmou que foi ao local para atender a solicitação de pais contrários as ocupações. O Colégio Estadual Ismael Silva de Jesus estava ocupado desde o dia 17 de dezembro.

Nas redes sociais, manifestantes relataram abusos cometidos pela PM e agressões sofridas por estudantes. "Colocaram os alunos para fora a pontapés, chutes, empurrões, sendo que não havia mandado de reintegração para esta escola. O diretor e um funcionário estavam juntos e apoiando essas agressões", diz postagem na página Secundaristas em Luta, mantida pelos manifestantes no Facebook.

Segundo a Seduce (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte), por volta de 6 horas da manhã, um grupo com cerca de 10 pais, alunos, o diretor do Colégio Estadual Ismael Silva de Jesus, acompanhados do Conselho Tutelar entraram na unidade e "expulsaram os ocupantes da unidade, com o objetivo de que os filhos pudessem começar o ano letivo". No local estavam 12 pessoas.

A pasta afirmou ainda que está em andamento "uma manifestação espontânea de pais, professores e alunos pela desocupação das escolas que foram invadidas" e que "respeita o direito de livre manifestação, bem como entende que é direito do aluno estudar e do professor de trabalhar".

A Polícia Militar, por sua vez, informou que não houve ação de reintegração de posse e que foi ao local " a fim de atender à solicitação de pais de alunos que, ao tentar fazer a matrícula, foram agredidos por indivíduos que lá estavam". Durante a desocupação um homem foi atropelado por um carro de som. De acordo com relato da PM, o jovem foi passa bem.

Esta foi a quarta escola desocupada desde o início do ano letivo, que começou dia 20 de janeiro. São elas: Colégio Estadual Ismael Silva de Jesus e Colégio Estadual Professor Pedro Gomes, em Goiânia; Colégio Estadual Rui Barbosa (Vila Alzira), em Aparecida de Goiânia; e Presidente Costa e Silva, em São Luis de Montes Belos. De acordo com a Seduce, essas escolas devem voltar a funcionar na quarta-feira (27), depois de um processo de reorganização e planejamento.

Protesto de estudantes

As ocupações no estado começaram no dia 9 de dezembro. Os estudantes são contrários ao projeto de implantação das OSs (Organizações Sociais).

Pela proposta do governo estadual, organizações sociais deverão cuidar da administração e infraestrutura das escolas e poderão também contratar tanto professores quanto funcionários administrativos.

Os manifestantes acreditam que o projeto irá precarizar a carreira dos professores e dará fim a gratuidade do ensino público. Além disso, defendem que a decisão foi tomada sem diálogo com a comunidade escolar.

Segundo o governo, as escolas continuarão "100% públicas e gratuitas". O objetivo do novo modelo é aumentar a eficiência e melhorar a qualidade das unidades, que terão as estruturas aprimoradas e manutenção constante.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×