Direitos Humanos

O princípio do fim da universidade gratuita

A PEC 395 propõe que cursos de especialização e aperfeiçoamento passem a ser cobrados pelas instituições de ensino oficiais.

Nesta quarta-feira (22) vai para votação na Câmara dos Deputados a PEC 395, que altera o inciso IV do artigo 206 da Constituição Federal onde define a gratuidade do ensino nas instituições oficiais.

A proposta do Deputado Alex Canziani (PTB-PR) é que o texto passe a especificar que a gratuidade só se aplica aos cursos de graduação, mestrado e doutorado passando a ter a seguinte redação:

“Gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais de educação básica e, na educação superior, para os cursos regulares de graduação, mestrado e doutorado.”

Na prática significa que os cursos de especialização lato sensu, aperfeiçoamento e treinamento poderão ser cobrados pelas instituições públicas sob a justificativa de que:

“Embora sejam, em última instância, atividades de ensino, geralmente se dirigem a públicos restritos, quase sempre profissionais e empregados de grandes empresas, constituindo importante fonte de receita própria das instituições oficiais.”

Esse argumento também se encaixa como uma luva para justificar o fim do ensino gratuito nas universidades públicas, abrindo caminho para parcerias público-privadas ou até mesmo ao início da privatização das instituições.

Essa é uma uma entre tantas outras Propostas de Emendas à Constituição a ser votada, de forma extemporânea e sem discussão com a sociedade, desconstruindo a Constituição Cidadã de 1988. Não era de se esperar outra coisa, afinal todo golpe que se preze precisa de uma nova constituinte para se estabelecer, e o Congresso que aí está resolveu abrir mão das funções para as quais foi eleito e se auto instituiu um Congresso Constituinte.

Fonte: alertasocial.com.br, 22/03/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×