CEBI Colunistas

O AMOR LANÇA FORA TODO O MEDO (1Jo 4,18)

Mensagem de Natal da Direção Nacional do CEBI:

Chegando no final do ano, celebramos o Natal e os desejos mais esperançosos de um outro ano cheio de novidades. Mas como sonhar e se animar para novos tempos se vivemos num ano a somar perdas de direitos? Um ano onde sangue derramado se somando a sangue derramado nas periferias, nas prisões, nas ruas, no campo e deliberadamente nos projetos das milícias da bala, de bois e latifundiários a cercar e roubar terras indígenas.

Um ano marcado pelo aumento de violências, estupros, feminicídios, enquanto a ministra de Direitos Humanos
com projeto de construção de fábrica de calcinhas. Ah! Como jogaram no lixo os direitos humanos e como desvirtuam e manipulam as leis e os direitos. Um ano marcado pela corrupção vestida de toga e os corruptos a reclamarem do “miserê” que se encontram seus salários básicos e suas vidas sociais com cortes. Um ano político entre o besteirol que sai da boca dos que estão no palácio do governo e as canetadas a assinar medidas provisórias, cortes e decretos.

Um ano de muitas perdas e danos para a educação, a saúde, a vida do trabalhador, das mulheres e dos pobres.
Em meio a estas situações de perdas e violências institucionalizadas, é fundamental buscar forças na proposta do Evangelho do Reino proclamada por Jesus e que circulou na memória das comunidades. Muitas características e dimensões são descobertas numa leitura atenta dos Evangelhos. Destacamos para celebrar a natividade de Jesus na luta por direitos e vida, três caminhos:

  1. O caminho da justiça do Reino: a ação de Jesus narrada nos Evangelhos junto com os camponeses, pescadores, mulheres, doentes, pobres e marginalizados promove a luta por igualdade e para garantia da sociedade do bem-viver onde tem lugar e vida para todos. A justiça do Reino apresentada nas boas novas de Jesus não se adequa aos projetos e propósitos dos poderosos e dominadores. No tempo de Jesus, o povo (os pobres, famintos, aflitos e perseguidos) sofria a violência das leis, dos interesses do império e da elite política, econômica e religiosa. Um povo destituído de todos os direitos para garantir a vida. O evangelho do Reino apresentado por Jesus, profeta e sábio andarilho da Galileia, incomodou ao apresentar o projeto do Reino para os pobres, a saciedade aos famintos, o consolo para os aflitos e a resistência diante da perseguição.
  2. O caminho da solidariedade entre os pobres e a comensalidade aberta: O projeto de justiça e igualdade de Jesus para os pobres tem como princípio a construção de novas relações econômicas ao redor da mesa. A partilha do pão é o caminho de combate à fome e à desigualdade social. Ninguém com fome quando todos comem! Ninguém com fome quando todos estão ao redor da mesa. A narrativa dos pães (Mc 6 e Jo 6) apresenta-nos a proposta do “pão em todas as mesas” e a dimensão da solidariedade como modelo de uma outra economia possível. Solidariedade e partilha não se assentam em projetos de exploração e lucro.
  3. O caminho da profecia e da sabedoria ambulante a ensinar os pobres a constituição de uma sociedade justa, onde a terra é de todos e o pão é para todos. Fundamental foi o ensino de Jesus a partir das questões do cotidiano que através das parábolas e pequenos ditos fazem-nos pensar. Este ensinou com autoridade, incomodou os poderosos de então, pois produziu uma outra leitura da vida e da realidade; outra leitura das tradições e da lei e, principalmente, outra leitura da religião (inserida na vida do povo e não mercadoria nos interesses de quem manda).

Estes caminhos trouxeram para as comunidades cristãs muitos enfrentamentos e muitas perseguições. No final do primeiro século, encontramos as experiências das comunidades joaninas no enfrentamento às perseguições e opressões e na busca de viver o Evangelho e ser profundamente uma comunidade-serviço e lugar do perdão, do amor e da festa. A Primeira Carta da Comunidade Joanina apresenta os problemas e concretamente os medos que estavam presentes na vida de todas e todos. Mas apostou na prática do amor e da permanência no amor, porque Deus é amor e o “o amor lança fora todo medo” (1Jo4,18).

Queremos que cada um e cada uma em sua comunidade reflitam sobre os medos, incertezas, descréditos que foram produzidos nos últimos tempos em nossa sociedade e busquem a partir de sua comunidade viver o amor que é capaz de lançar fora todos os medos.

Feliz Natal sem medo de ser feliz!
Feliz Natal com o amor na Comunidade e no Evangelho de Jesus de Nazaré.

Direção Nacional do CEBI
Rafael Rodrigues da Silva
Lucia Dal Pont
Maria de Fátima Castelan

Ilustração de capa: Marcello Corti – African American Angel and Baby in 2019

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×