CEBI em destaque

Campanha Bíblia na Vida: Moçambique, presente!

Campanha Bíblia na Vida: Moçambique, presente!

O que você sabe sobre Moçambique?
Como vive o país e quais são os seus costumes?
Quais as suas fragilidades e mazelas sociais?

O CEBI trabalha há mais de 10 anos em parceria com a Rede Emaús, que atua em Moçambique, levando a Leitura Popular da Bíblia para comunidades e regiões marcadas pela fome, pela falta de assistência médica e pela escassez de escolas.

Descubra Moçambique, um país de luta!

Uma terra em reconstrução

Conhecida por seu povo como a “Pérola do Índico”, Moçambique é um país de grandes riquezas e belezas naturais. Seus 23 milhões de habitantes, no entanto, sofrem as marcas da colonização e da exploração europeia. Além de se tornar independente de Portugal apenas em 1975, o país mergulhou numa guerra civil que durou 16 anos, perpetuando o sofrimento e a miséria da população local.

Mapa de Moçambique

Mapa de Moçambique

Após um acordo de paz, firmado em 04 de outubro de 1992, dia dedicado a São Francisco de Assis, as diversas nações que compõem o país tentam dialogar e se reerguer. Apesar de ser a língua oficial do país, o português é falado por apenas 40% da população. As quase 40 línguas familiares (macua, ronga, changana, maconde muchope, etc) são reconhecidas pela constituição como línguas nacionais.

A presença do CEBI
e a Rede Emaús

Nas últimas duas décadas, o CEBI tem visitado anualmente Moçambique, num rico processo de aprendizagem recíproca.  Esse caminho ajudou o CEBI a reler a vida e a Bíblia desde a perspectiva africana e com o olhar do povo negro. Por sua vez, o CEBI ajudou a fazer brotar em Moçambique experiências locais de Leitura Popular da Bíblia.

 

Conheça alguns trabalhos do CEBI em Moçambique:

 

Bíblia na Vida: Uma campanha de solidariedade

A campanha Bíblia na Vida tem por objetivo a mobilização de recursos para a ampliação dos projetos do CEBI, para a promoção da Leitura Popular e Comunitária da Bíblia. Nesta edição de setembro, todo o valor arrecadado pela campanha será destinado ao povo moçambicano.

Mas como podemos ajudar?

Duas ações são prioridades desse projeto, sendo ambas de função sócio-transformadoras, e desenvolvidas na província de Nampula, centro-norte do país:

  • Leitura popular acessível e Bíblia em língua local

A primeira das ações, diz respeito ao trabalho de fortalecimento de comunidades em Namina, desenvolvido de forma ecumênica, valorizando o empoderamento e a autonomia dos moradores e moradoras do local. Para Namina serão enviados recursos para aquisição de Bíblia na língua macua, além de livros sobre Leitura Popular da Bíblia.

  • Fortalecendo a Escola profissional de Mecuburi

 

Outra função deste projeto visa fortalecer o trabalho desenvolvido pela Escola Profissional Familiar Rural, de Mecuburi. Baseada na pedagogia da alternância, modelo no qual os/as jovens permanecem um período na escola e outro junto a suas comunidades de origem, a escola estimula o protagonismo juvenil, a solidariedade e a valorização das raízes familiares. O trabalho da escola oferece educação e qualificação profissional básica para a juventude Moçambicana.

 

 

Quero ser colaborador/a!

As doações podem ser efetuadas através de depósito no Banco do Brasil, agência 2904-1 e conta 25200-x.

Sorrir para resistir: grupo de alunas da Escola Rural em Mecuburi.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×