CEBI em destaque

CEBI em Moçambique: Violência sexual e machismo em confronto com a Bíblia

CEBI em Moçambique: Violência sexual e machismo em confronto com a Bíblia

Violência sexual, machismo na família e nas igrejas são temas tidos como tabu na sociedade moçambicana. No entanto, foram tratados com coragem pelas quarenta pessoas que participaram da semana de estudos promovida pela Rede Emaús, com a assessoria do CEBI. O encontro aconteceu entre os dias 6 e 11 de julho, em Namina, norte do país, na região de Nampula, como continuação do Curso de Capacitação de Novos Facilitadores.

Textos bíblicos que tratam de violência contra a mulher, como o estupro de Tamar por seu irmão (2 Sm 13,1-22) ou o estupro coletivo e posterior esquartejamento da concubina do levita (Jz 19) serviram de apoio para debates e reflexões acerca do comportamento de homens, tanto na sociedade moçambicana como na sociedade brasileira. Para Daniel Joaquim, do Seminário Unido de Ricatla e um dos articuladores da Rede, a maturidade e a seriedade das pessoas participantes foi ponto de destaque no encontro.

Ainda de acordo com Daniel, “a parceria com o CEBI ajudou e ajuda muito a caminhada: os frutos são visíveis no nível do compromisso assumido pelos moçambicanos e moçambicanas que participam e fazem trabalhos nas comunidades”.

O CEBI se fez representado pela biblista Adriana Amorim Fernandes (católica) e pelo pastor Waldir Martins Barbosa (batista), ambos do CEBI-BA

A Rede Emáus

No encontro, foram comemorados os cinco anos de consolidação da Rede Emaús, principal parceria do CEBI em Moçambique. O sonho de uma rede de leitura bíblica com rosto moçambicano foi cultivado durante alguns anos no espaço do Seminário Unido de Ricatla, em Maputo. A entidade congrega estudantes de teologia de diferentes igrejas cristãs e anualmente conta com a presença do CEBI na formação bíblica. Os diversos encontros, muitas vezes realizados com a presença de pessoas do Instituto UJAMAH, da África do Sul, deram origem à Rede. Trata-se de uma rede ecumênica de leitura bíblica a partir da realidade moçambicana, que vem se fortalecendo ano a ano.

Rede Emaús está articulada com outros grupos de Leitura Contextual da Bíblia em diversas partes do mundo por meio da Glocal Network, que conta com o apoio de Kerkinactie, da Holanda. No encontro de 2015, participaram pessoas de sete igrejas diferentes.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×