O que você sabe sobre Moçambique?
Como vive o país e quais são os seus costumes?
Quais as suas fragilidades e mazelas sociais?
O CEBI trabalha há mais de 10 anos em parceria com a Rede Emaús, que atua em Moçambique, levando a Leitura Popular da Bíblia para comunidades e regiões marcadas pela fome, pela falta de assistência médica e pela escassez de escolas.
Descubra Moçambique, um país de luta!
Uma terra em reconstrução
Conhecida por seu povo como a “Pérola do Índico”, Moçambique é um país de grandes riquezas e belezas naturais. Seus 23 milhões de habitantes, no entanto, sofrem as marcas da colonização e da exploração europeia. Além de se tornar independente de Portugal apenas em 1975, o país mergulhou numa guerra civil que durou 16 anos, perpetuando o sofrimento e a miséria da população local.
Após um acordo de paz, firmado em 04 de outubro de 1992, dia dedicado a São Francisco de Assis, as diversas nações que compõem o país tentam dialogar e se reerguer. Apesar de ser a língua oficial do país, o português é falado por apenas 40% da população. As quase 40 línguas familiares (macua, ronga, changana, maconde muchope, etc) são reconhecidas pela constituição como línguas nacionais.
A presença do CEBI
e a Rede Emaús
Nas últimas duas décadas, o CEBI tem visitado anualmente Moçambique, num rico processo de aprendizagem recíproca. Esse caminho ajudou o CEBI a reler a vida e a Bíblia desde a perspectiva africana e com o olhar do povo negro. Por sua vez, o CEBI ajudou a fazer brotar em Moçambique experiências locais de Leitura Popular da Bíblia.
Conheça alguns trabalhos do CEBI em Moçambique:
- Parceria com entidades locais de leitura popular já dura mais de dez anos
- Moçambique: Enfrentando tabus da sociedade com a Bíblia
Bíblia na Vida: Uma campanha de solidariedade
A campanha Bíblia na Vida tem por objetivo a mobilização de recursos para a ampliação dos projetos do CEBI, para a promoção da Leitura Popular e Comunitária da Bíblia. Nesta edição de setembro, todo o valor arrecadado pela campanha será destinado ao povo moçambicano.
Mas como podemos ajudar?
Duas ações são prioridades desse projeto, sendo ambas de função sócio-transformadoras, e desenvolvidas na província de Nampula, centro-norte do país:
- Leitura popular acessível e Bíblia em língua local
A primeira das ações, diz respeito ao trabalho de fortalecimento de comunidades em Namina, desenvolvido de forma ecumênica, valorizando o empoderamento e a autonomia dos moradores e moradoras do local. Para Namina serão enviados recursos para aquisição de Bíblia na língua macua, além de livros sobre Leitura Popular da Bíblia.
- Fortalecendo a Escola profissional de Mecuburi
Outra função deste projeto visa fortalecer o trabalho desenvolvido pela Escola Profissional Familiar Rural, de Mecuburi. Baseada na pedagogia da alternância, modelo no qual os/as jovens permanecem um período na escola e outro junto a suas comunidades de origem, a escola estimula o protagonismo juvenil, a solidariedade e a valorização das raízes familiares. O trabalho da escola oferece educação e qualificação profissional básica para a juventude Moçambicana.
Quero ser colaborador/a!
As doações podem ser efetuadas através de depósito no Banco do Brasil, agência 2904-1 e conta 25200-x.