Finalizou-se no dia 18 de novembro de 2017, a primeira Escola Bíblica de Crianças e Adolescentes em Itaguari/GO, fruto da parceria entre o CEBI e o Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC).
Iniciada em 18 de março, a formação teve 4 etapas no decorrer do referido ano. Entre uma etapa e outra aconteceram alguns encontros de aprofundamento.
No encerramento, as crianças foram motivadas a se reunirem em grupos e escreverem algumas linhas, a fim de contar para a comunidade, o que a Escola Bíblica significou para a vida delas.
Seguem fragmentos do escrito coletivo:
“A Escola Bíblica serve para as crianças e adolescentes aprofundarem o ensino da Bíblia, a aprender a não querer ser melhor do que os outros; a dividir o pão, a compartilhar, a ajudar o próximo, a ter educação, a não empurrar os outros na hora de comer, a saber respeitar. A Escola Bíblica ensina a ter responsabilidade, traz histórias da vida de pessoas justas que foram importantes para a sociedade (Zumbi, Margarida Alves e etc.); ensina brincadeiras divertidas e que tem hora de brincar e de falar”.
Além do escrito coletivo, algumas crianças/adolescentes falaram individualmente sobre o que vivenciaram no decorrer do ano:
“A Escola Bíblica é boa porque ensina coisas interessantes sobre Deus. Ensina amar, a ter carinho, respeitar e cuidar da casa; aqui varre o salão, lava os pratos…”
(Maralice, 12 anos).
“É bom demais porque interage com os colegas, aprende muitas coisas, faz orações, canta músicas, se diverte”
(Isabela, 12 anos).“Eu gosto de estar aqui porque é bom, é divertido. Aprende sobre Deus e Jesus, conhece mais pessoas, se comunica com as pessoas”
(Victor, 13 anos).
“Uai… Eu gostei das brincadeiras, da oração da tarde, das danças, do almoço”
(Stefany, 12 anos).
“A Escola Bíblica me incentivou em muitas coisas e a inventar muitas músicas”
(Víttor Maycom, 13 anos).“Eu acho bom porque têm várias brincadeiras e também a gente faz oração, assiste filme, faz tarefa, escreve carta…”
(Sara Cristina, 12 anos).
Resultados da escola bíblica
Pelas partilhas percebe-se que os aprendizados, o respeito, a educação, a responsabilidade, o cuidado com a “Casa Comum”, além orações, músicas, brincadeiras, criatividade, justiça e interação com pessoas amigas são realidades que fazem parte do universo das crianças.
Então, a afirmação generalizada de que “criança não quer nada com nada, ou não quer saber de nada”, precisa ser pensada e repensada, pois nem sempre vai de encontro ao que as crianças refletem, a partir das suas experiências.
A Escola Bíblica de Crianças e Adolescentes contou com a participação de 27 crianças, sendo 20 meninas e 7 meninos. Foi organizada pelo MAC (Movimento de Adolescentes e Crianças), em parceria com o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e comunidades católicas rurais e urbanas da Paróquia São Sebastião, de Itaguari.
- ???? Recomendamos os livros:
Não sei falar porque sou… jovem? – Desafios da hermenêutica juvenil
Juventude e Cidade: percursos de resistência
Direito à Vida da Juventude
Bíblia entre mundos, tribos e caminhos
???? Veja mais fotos:
–
Fonte: Fotos e texto de MAC/CEBI – Goiânia, 21 de novembro de 2017.