CEBI em destaque

CEBI-SC realiza o 8º encontro da Escola Bíblica em Chapecó

CEBI-SC realiza o 8º encontro da Escola Bíblica em Chapecó
Amigos/as companheiros/as de caminhada no CEBI,

partilho com vocês o sentimento que tive em participar de mais uma etapa do estudo da Palavra, o 8º encontro da Escola Bíblica, realizada em Chapecó(SC), do dia 17 ao dia 19 de junho.

Durante este estudo e reflexão sobre o Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos, senti-me feliz em estar em comunidade onde tudo é comum, partilhado. A mesa é o lugar da partilha. Jesus senta à mesa com os discípulos de Emaús e, para a surpresa deles, é na partilha do pão que reconhecem a sua presença no meio deles.

A mesa é lugar de encontro, de partilha, de experiências, de comer e beber, celebrar juntos na Casa Comum. É a comensalidade, onde, mais importante daquilo que se come, são as relações que se estabelecem ao redor da mesa. Jesus senta à mesa e escuta, dialoga, come e ensina. A mesa é lugar em que a família, num gesto bonito, senta ao seu redor para se alimentar e partilhar o alimento com todos. De outro lado, a mesa também é lugar de negociações, clima tenso, ódio, rancor, que cria desigualdades por causa da injustiça social.

Em Êxodo 3,7, podemos ler: “Eu vi muito bem a miséria do meu povo. Ouvi o seu clamor, conheço os seus sofrimentos. Por isso, desci para libertá-los e fazê-los subir”.

Na visita ao acampamento Marcelino Chiarello em Guatambu, SC, perto de Chapecó, o grupo ouviu os clamores, as lágrimas rolaram, sentimos o cheiro da terra, e a fumaça fazia arder os nossos corações. Irma, uma líder do Movimento, fez uma releitura do texto do Êxodo, trazendo-o presente para a história do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e para a luta com vista à conquista da terra. A esperança estava presente no olhar sofrido de muitas pessoas, mas o rosto dos jovens e crianças nos animava para a luta.

Sabemos que temos milhares de pessoas que não estão ao redor da mesa. Estão ao pé da mesa esperando migalhas, esperando a terra para matar a fome. Mas a esperança não morre. Está presente junto de nós. O Espirito do Senhor está sobre o grupo que caminha para a libertação.

Que prevaleça a confiança na coletividade e o cuidado de todos para com todos, e sejamos nós as sementeiras da Palavra de Deus, da bondade, da luta e da amorosidade.

Sônia Bacarin, integrante da escola do CEBI-SC em Chapecó.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×