Nos dias 19 e 20 de agosto de 2017, ocorreu na cidade de Lages, SC, o seminário do Cebi-SC com o tema: Bíblia e Saúde. O assessor foi Benedito Clovis, que nos fez refletir sobre os cuidados que devemos tomar com a saúde. O encontro uniu reflexões e dicas em torno da saúde popular, sempre fazendo ligação com os textos bíblicos.
Logo na celebração de abertura o próprio grupo confeccionou chás e distribuíram entre si, refletindo sobre a importância do tratamento alternativo para as doenças.
Benedito Clovis nos levou a refletir sobre o próprio conceito do que é ter saúde, quando comumente entendemos que a ausência de doença ou ausência de dores já significam que a saúde está em ordem. Mas nem sempre.
O conceito de saúde, na sua integralidade, é bem mais que isso. Ter saúde é
“viver com dignidade de forma integral e integrada com os outros seres e com a natureza”.
Partindo desse princípio, a saúde deve nos trazer felicidade plena. Comentou-se muito durante o seminário sobre a necessidade de resgatar cada vez mais o uso das plantas medicinais, o chazinho da vovó mesmo, para a cura de muitos males que assolam a sociedade moderna.
Em nossas conversas vimos que nossa saúde depende essencialmente dos elementos terra, água, sol, ar e fogo, porém depende muito de nossas atitudes, tais como:
- alimentação e movimentos saudáveis;
- relações saudáveis e prazerosas;
- mística;
- espiritualidade e
- repouso adequados para que nosso corpo mente e espírito possam estar em harmonia.
Como nosso assessor gosta de trabalhar com canções, tivemos duas frases de músicas que ficaram marcadas durante o seminário, pelo número de vezes que os repetimos, que são: “É preciso saber viver” e “Mira o céu azul espaço aberto para te acolher”.
Após os dois dias de convívio, estudos, cantorias e troca de experiências, o seminário terminou, sempre com aquela avaliação costumeira “pena que o tempo foi pouco”. Assim vamos caminhando. 25 pessoas participaram do seminário.
–
Fonte: José do Nascimento, Cebi-SC.