CEBI em destaque

CEBI-PE: Roda de Conversas sobre Diálogo Inter-religioso

CEBI-PE: Roda de Conversas sobre Diálogo Inter-religioso

O CEBI-PE promoveu na Aldeia Camaragibe (PE), o Seminário de Diálogo Inter-Religioso que contou com a presença de 16 pessoas sob a orientação do Pe. Clóvis Cabral (NEABI/UNICAP), Carlos Vieira (HUMANITAS/UNICAP) e Irene Smith (CEBI-PE). O enfoque principal da reflexão girou em torno das religiões de matrizes indígenas, africanas e cristãs.

Irene Smith partilhou as relações com o sagrado a partir dos ritos e vivências dos povos indígenas do Nordeste. Com ênfase no Toré e na Pajelança, o grupo foi conhecendo os ritos e significados, entendendo o porque do ser sagrado dos indígenas. Cocar, maracá e colares materializaram a presença do povo originário brasileiro. De acordo com Irene, o Toré é uma relação com a ancestralidade, para o discernimento e as tomadas de decisões, enquanto a pajelança é um ritual de cura. Além disso, a assessora apresentou a dificuldade encontrada hoje para manter a identidade do povo indígena e de como a demarcação das terras é importante para assegurar essa identidade.

Inspirados pela exibição do vídeo “O mito da criação da terra”, contado a partir dos Guarani e Tupi, as reflexões proporcionaram aos presentes um novo olhar sobre a importância do sagrado para a vitalidade de um povo e contribuir para que repensassem a utilização de termos como “evangelizar” e “apresentar Jesus”.

Num segundo momento, Pe. Clóvis Cabral apresentou o panorama das Áfricas e das Religiões de Matriz Africana que encontram-se no Brasil. Esclareceu que a religião dos povos negros em sua totalidade pode ser expressa como tendo uma visão espiritual da vida, o respeito a dignidade, a família e a comunidade. De acordo com o assessor, as religiões de matriz africana são religiões da casa, onde o centro é a fé. O/A sacerdote/sacerdotiza é um/a cuidador/a, embora haja hierarquia. São religiões que tem um profundo respeito pelos ancestrais e pelos mais velhos. Pe. Clóvis concluiu afirmando que as Religiões de Matriz Africana são religiões bíblicas a partir dos seus mitos e, portanto, universais.

Carlos Vieira, por sua vez, demonstrou por meio do senso o crescimento do grupo de pessoas que se declaram atéias ou crentes sem religião. De acordo com o assessor, esta crescente população que não busca a congregação religiosa para intermediar sua relação com a divindade é uma característica da era secular, onde Deus está presente, porém não enclausurado. Ele destaca que o desafio é descobrir como as pessoas (que confessam ou não uma religião) estão canalizando estas relações com a divindade e quais os reflexos na humanidade.

Ao final do encontro, o grupo celebrou a vida, com benção de água de cheiro, evocando seus ancestrais e partilhando a fé e o alimento. De acordo com Josélio, a avaliação resultou em informações que serão a base para o planejamento do CEBI-PE na área do diálogo inter-religioso, uma vez que os presentes puderam compreender este momento como um primeiro passo na longa caminhada dos diálogos e vivências que continuarão. 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×