CEBI em destaque

CEBI-PE: Primeira turma de Bíblia e Hermenêuticas Juvenis completa sua formação

Encerramento da primeira turma de Bíblia e Hermenêuticas Juvenis, da Escola de Formação Pe. Antônio Henrique, da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Na tarde do dia 04 de agosto de 2018, no Auditório da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Olinda e Recife, os/as cursistas do 1º Módulo da Escola de Formação Pe. Antônio Henrique: Bíblia e Hermenêuticas Juvenis, receberam o certificado de conclusão do curso.

Foi um momento de muita alegria e satisfação para os que concluíram o curso, para a equipe pedagógica e parceiros do módulo e para a Comissão Arquidiocesana das Juventudes da Arquidiocese de Olinda e Recife, que realizou o sonho de um espaço de formação para os jovens, sonho esse que vem sendo projetado e idealizado desde 2013, com a fundação da Casa da Juventude Pe. Antônio Henrique.
Iniciamos o módulo com 27 cursistas. Destes, 15 concluíram o curso com a entrega dos trabalhos e com aproveitamento, mínimo, de 75% dos encontros.

Esse primeiro módulo “Bíblia e Hermenêuticas Juvenis” teve duração de 67 horas, divididos em 05 encontros que trazem temas relacionados à vivência a partir da realidade e caminhada das juventudes: 1. Introdução e Leitura Orante da Bíblia, 2. Evangelho de São Marcos: Saúde e Violência, 3. Evangelho de São Lucas: Relações de Gênero e Ambientais, 4. Evangelho de São Mateus: Conflitos Raciais e 5. Evangelho de São João: Fundamentalismo e Diálogo Inter-religioso.

Contamos como apoio da Pastoral Juvenil da CNBB NE2 e a Arquidiocese de Olinda e Recife e como equipe pedagógica, parcerias como o CEBI, na presença de José Josélio da Silva; Paulinas, com a Ir. Mery Elizabeth; CAP Animação Bíblica, com Adelson Sobral, e, a CAP Juventude fortemente representada pelo Presidente Pe. Antônio Gomes, com o apoio de Jeniffer Oliveira, secretária da comissão.

Os materiais utilizados para estudos e pesquisas dos/as cursistas foram disponibilizados pelo CEBI Virtual, e a equipe pedagógica aplicava sua metodologia para direcionar reflexões e conhecimentos nos encontros presenciais, que ocorreram mensalmente de fevereiro a junho de 2018.

A experiência foi enriquecedora para todos/as os/as participantes e contribuirá na caminhada do trabalho pastoral com as juventudes na construção da civilização do amor.

Para o jovem Phagner Ramos o curso significou possibilidades de pensar sobre os temas atuais de nossas juventudes, sobre os temas atuais de nosso mundo, revisitando as leituras e reencontrando uma forma de olhar Deus na construção de pontes com o mundo. Acredito que em um mundo polarizado em que estamos, com tantos discursos de ódio, foi maravilhoso poder encontrar um Deus de amor e poder reencontrar toda a graça da construção de diálogo religioso, racial e de gênero, dentro da Igreja.

Para o jovem Filipe Xavier o curso, com todas as suas temáticas, foi uma grande reafirmação de todas as minhas crenças enquanto igreja, enquanto cristão. Esse curso fortaleceu muito aquilo que eu já tinha e que estou vivenciando em minha caminhada de fé. Foi uma grande partilha de experiências, tanto para nós, que recebemos a formação, como, também, para os formadores. É muito freiriano esta troca de experiências. Eu acredito que hoje, nesta conclusão do curso, tanto a gente que participou, quantos os assessores, saem formados, pois a contração foi coletivas e seu frutos serão coletivos para nossa vidas pastoral e para esse diálogo entre fé e vida.

Por fim, a Escola de Formação das Juventudes Pe. Antônio Henrique segue firme para o seu segundo módulo: Juventude e Magistério que acontecerá em 03 encontros com duração de 33 horas: 1. Sinodo 2018: Jovens, Fé e Discernimento Vocacional; 2. Sim a Civilização do Amor; 3. Youcat, Documento 85: Evangelização da Juventude, Estudo 103: Pastoral Juvenil no Brasil e Plano de Evangelização das Juventudes da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Para nós, do CEBI Pernambuco, foi uma grande satisfação poder colaborar com este sonho que se sonha juntos e que se realiza com um material riquíssimo pensado com os jovens, que é o Hermenêuticas Juvenis, do CEBI Virtual.

Por outro lado, é mais um trabalho realizado em parcerias que vem sendo costuradas de longas datas. É fincar o pé no chão e pisar o solo sagrado da Arquidiocese de Olinda e Recife, juntamente com seu Bispo Dom Antônio Fernando Saburido; com a equipe da CAP Juventudes e com o jovens das diversas expressões juvenis.

Texto e fotos partilhadas por José Josélio da Silva e Jeniffer Oliveiras.

Nenhum produto no carrinho.