Notícias

Reflexão de domingo: Há espaço para nós em Deus

Leia a reflexão do evangelho!

via IHU Online*

Publicamos aqui o comentário da irmã italiana Laura, da Comunidade de Bose, sobre o Evangelho deste domingo, 19 de agosto, solenidade da Assunção de Nossa Senhora (Lc 1, 39-56). A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Nesta festa do Trânsito da Virgem Maria ao céu, nós celebramos uma antecipação daquilo que espera pessoalmente por cada pessoa que crê: a ressurreição do corpo, a vida eterna, aquela vida que Jesus prometeu aos seus na hora da sua separação: “Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. Existem muitas moradas na casa de meu Pai. (…) E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também” (Jo 14, 1-3).

Nesta solenidade, a Igreja nos convida a nos alegrarmos porque há espaço para nós em Deus, assim como havia para ela, para Maria. E Maria, que soube, com o seu “Eis-me!”, abrir espaço para Deus dentro de si, precede-nos no caminho. Uma acolhida recíproca, no amor, entre nós e Deus, está no horizonte desta festa.

Mas gostaria de me deter sobre o texto evangélico de hoje: o Magnificat.

“A minha alma engrandece o Senhor”: palavras muito semelhantes àquelas que ouvimos ser pronunciadas no leito de morte por tantos cristãos e cristãs, pessoas que creem e santos, conhecidos e menos conhecidos, e também por aquela Clara de Assis, recentemente celebrada, que, na última hora da sua vida terrena, exclamou: “Sede bendito, Senhor, por terdes me criado!”.

Não sabemos muito dos últimos dias de vida de Maria de Nazaré, e em geral o Novo Testamento é singularmente pobre em palavras e discreto sobre ela, mas a liturgia da Igreja, com a escolha desta passagem, parece sugerir que o Magnificat foi o fio dourado, o “baixo contínuo” de toda a existência de Maria, desde os tempos da vocação até o fim.

“Ele viu a pequenez de sua serva”: Maria se sentiu olhada e, portanto, amada por Deus: ela, simples mulher da Palestina, escolhida por um Deus, que, como mendicante, bateu à sua porta para que ela lhe abrisse espaço. Fé é simplesmente isto: sentir-se “olhado” por Deus, entender que ele nos vê e nos ama como somos, na nossa humildade, na nossa pequenez que nem mesmo nós conseguimos aceitar completamente, sentir que Deus tem memória de nós e que nos tem presentes, e que, para ele, nunca somos insignificantes, nunca somos removidos.

E depois o Magnificat se alarga para uma visão mais ampla: o mundo irrompe nele, com os seus conflitos e as suas lutas (poderosos, humildes, ricos, famintos, orgulhosos…), bem além do cotidiano da vida de uma modesta mulher em um vilarejo perdido da Galileia.

A mulher que canta o Magnificat não está encurvada sobre si mesma, relegada ao seu mundinho, os seus horizontes são amplos. E com ela podemos aprender algo sobre a verdadeira humildade, que não é resignação à mediocridade, não cultiva um “eu mínimo” sem nunca se pôr em jogo.

Maria magnifica o Senhor que a criou e a amou, e a alegria que sente é o que lhe permite passar da sua história pessoal à história de um povo, à história da humanidade: “Eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita”.

A verdadeira humildade é aquela de quem sabe que pode fazer, com a matéria comum de que dispõe, algo maravilhoso para Deus. E, a isso, todos nós somos chamados.

Publicado por IHU Online.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×