CEBI em destaque

CEBI-PE: Jesus, um homem de seu tempo

CEBI-PE: Jesus

O CEBI Pernambuco concluiu neste sábado, 23 de agosto, a Escola Bíblica da Região Metropolitana. Grupo pequeno (sete pessoas), mas empenhado em aprofundar-se “nas curvas da vida e na linha do tempo”.

A escolha do grupo foi entender o contexto da época de Jesus (a economia, a política e a religião), relacionando-o com temáticas de nossos dias, especialmente com violência à qual são submetidas as comunidades de periferia.

Tal como na época do império romano, a truculência da Ditadura Civil Militar (cujos 50 anos são lembrados em 2014) permanece em nossos dias. O grupo se sentiu provocado a aprender da prática de Jesus, “um homem de seu tempo”.  A forma profética, corajosa e não violenta com que ele enfrentou as estruturas violentas de sua época continua servindo de inspiração para pensarmos ações de transformação em nossos dias.

A seguir o relato de Wilmar Manoel, um dos assessores.

“Quem vem lá?” Começamos com esta pergunta. Claro, já sabíamos os nomes uns dos outros. Mas queríamos ouvir o que cada um trazia dentro de si naquele momento e que gostaria de compartilhar. Entre uma partilha e outra cantamos alguns refrões de canções conhecidas: “abra porta e deixa entrar esta paz que traz o amor imenso”, “ai, que saudade de ocê!”.

Resgatamos na memória dos nossos corações as etapas anteriores deste ano (Jesus e a Política e Jesus e a Economia). Isso foi o ponto de partida para esta última etapa: Jesus e a Religião.

Utilizamos o texto de Lucas 20,1-8 (e os paralelos Mt 21, 23-27 e Mc 11,27-33) para refletir sobre o que direciona o nosso pensar, agir, olhar e falar. Contar com suas palavras o que foi lido ajuda-nos a entender a escritura. Jesus está circulando pelo templo. Certamente vendo coisas que interpelam para tomar uma ação. Logo é questionado pelas “autoridades” credenciadas do templo sobre de onde vem sua autoridade.

“Jesus é uma pessoa por inteiro e não pela metade. Isso reflete sua autoridade.”

Mas e nós: “O que detém a autoridade sobre nós, nossos atos?” O contexto em que vivemos (nossos pais, comunidade, trabalho, cultura) contribuiu para sermos quem somos. Mas a responsabilidade sobre nossas vidas é nossa.

A partir dos símbolos pés (dimensão política), mãos (econômica), olhos (social) e coração (religião) procuramos entender como Jesus se relacionava com estes elementos. Os textos (Jo 13,1-17; Mc 12,38-44; Lc 10,29-37 e Mt 18,15-22) ajudaram a encontrar pistas. Que foram trazidos de forma celebrativa com uma encenação e músicas.

Entre abraços e cheiros fechamos este ciclo desta Escola Bíblica (esta foi a última etapa).

Um cheiro

Vilmar Manoel

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×