CEBI em destaque

CEBI-MS: É possível sentarmos na mesma mesa com nossas diferenças!

Amém, Axé, Awere, Aleluia!

O CEBI-MS se reuniu em Assembleia entre os dias 07 e 09 de setembro, afim de avaliar o plano Trienal de 2016-18 e iniciar o planejamento do próximo triênio. Toda as propostas seguiram na luz da reflexão sobre a superação dos Fundamentalismos e intolerâncias.

Fomos acolhido/as na Casa da Igreja Episcopal Anglicana, em Campo Grande/MS, com a presença de católicas (os), anglicanas(os) e umbandistas. Gente do CEBI, da Rede Celebra, do CIMI e da CPT.

Nesta Assembleia fizemos a experiência de diálogo. É possível crentes de diferentes religiões dialogarem com respeito e crentes de diversas correntes políticas dialogarem também!

Aos participantes da assembleia estadual do CEBI MS foi indagado quais os meus fundamentalismos e intolerâncias?

O dia 08 foi de muitas partilhas, descobertas e vivência. Em uma grande roda de conversa nos foram apresentados Matias Rempel (CIMI), Rev. Hugo Sanchez (Igreja Episcopal Anglicana) e a Yalorixá Janice de Iemanjá (Tenda de Vovó Catarina e Pai Benedito). Apresentaram a beleza e a riqueza de cada tradição, o cuidado com os seus, e enfatizando como se dá a experiência de suas espiritualidades.

O maior destaque foi o que há de comum entre as três diferentes tradições religiosas (cristã-anglicana, guarani-kaiowá e umbandista):

  • o respeito,
  • o cuidado com a criação
  • e o saber próprio de cada religiosidade.

Um ponto alto do debate foi a participação de filho(as) da Casa de Mãe Janice, e a argumentação de Matias que, dada sua imersão e vivência com os indígenas, ajudou-nos a entender o processo histórico de ocupação do território dos Guarani e as violências cometidas pelo Estado brasileiro.

Rev. Hugo nos contou um pouco da história da Igreja da Inclusão, cuja paróquia e vivência comunitária são marcadas pelo processo de abertura, convite, acolhimento e diálogo com toda pessoa que queira participar. Ressalta-se o esforço e capacidade de articulação desta comunidade Anglicana em promover diálogo ecumênico em Campo Grande-MS.

Toda essa partilha foi debatida no período da tarde, pelos os participantes, que apresentaram propostas para o Plano de Ação do próximo triênio do CEBI MS. À noite, o grupo foi vivenciar a Festa com os Caboclos no terreiro de Umbanda de Mãe Janice. A vivência foi um ponto culminante para que possamos superar qualquer fundamentalismo e intolerância.

E, para finalizar, no domingo dialogamos e tomamos decisões a respeito de nossa organização e estrutura administrativa. Foi criada uma comissão para repensar o funcionamento da secretaria, coordenação e Conselho. Ao final, na benção de envio, cada participante foi presenteado (a) com uma capa para sua bíblia, bordada com o nome do CEBI-MS.

Partilhado por Luciene Borges Ortega e equipe.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×