CEBI em destaque

CEBI Centro-Oeste: Fundamentalismo, Resistências e Utopia

Páscoa – Passagem – Ressurreição - Paulo Ueti

Foi realizado nos dias 30 de maio a 02 de junho, na Cidade de Goiás, o Seminário sobre Fundamentalismos. Organizado pelo CEBI Centro-Oeste, o evento contou com aproximadamente cinquenta pessoas vindas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal. O encontro foi assessorado pela Pastora Romi Márcia Benck (IECLB e Secretária Geral do CONIC) e por Paulo Ueti (IEAB e colaborador do CEBI).

O depoimento abaixo é de Duvanez Alves de Oliveira, do CEBI-GO.

O grupo foi provocado a pensar no tema e buscar as experiências que envolvem o fundamentalismo, uma forma de "desconstruir" e "construir" aquilo que sabemos e criar novos conceitos. Vimos que o fundamentalismo está presente em nossa vida de diversas formas, principalmente no diz respeito à religião, perpassando ao que muitas vezes a mídia nos "empurra goela abaixo" e que muitos de nós acabamos aceitando e seguindo. Tudo isto nos separa, tira a oportunidade de dialogar e, muitas vezes, faz-nos acomodar diante do que está acontecendo.

O fundamentalismo faz ver os conceitos como prontos e acabado, não permitindo aceitar o diferente, muitas vezes trazido pela modernidade. Justifica-se pela tradição, que deve ser mantida a qualquer custo.

O termo foi usado pela primeira vez na segunda metade do século XX, mediante ao surgimento do movimento neo-pentecostal dos Estados Unidos. A partir de então, esse jeito de pensar e de agir veio se firmando como uma forma de preservar o que é tido como essencial para manter os valores de determinado grupo, que não se abre para a diversidade. O fundamentalismo cega, pois faz com que a pessoa ou grupo defenda interesses próprios. O outro, o diferente, deve se "moldar" ao que é visto como o "correto".

O nosso seminário foi iluminado pelos livros de João 4 e Josué 24,1-28. Ao final, todas as pessoas participantes se mostraram satisfeitas, diante da importância do tema para o momento atual da sociedade. Ficamos na espera de que haja outros encontros para continuar a discussão. Cada estado que compõe esta região assumiu o compromisso de encaminhar a melhor forma de aprofundar a reflexão.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×