Liturgias

Jesus, o Pão!

Jesus
1. Preparação do ambiente
 
Arrumar o ambiente com flores pão e vinho, Bíblia.
2. Acolhida
 
Com alegria a pessoa responsável para esse momento, da às boas vindas!
3. Invocação ao Espírito Santo
 
Vem Espírito Santo vem, Vem Iluminar…
4. Animador/a
 
Hoje vamos continuar nossa reflexão falando de Jesus o pão da vida.  No encontro passado, falamos de fome de pão com o texto sobre a partilha, hoje refletiremos como essas pessoas que comeram o pão da partilhado de MC 8,  reagiram. Qual foi a resposta de Jesus diante do comportamento dos que foram lhe procurar novamente e o que de fato queriam. Jesus se coloca como pão. Entraremos no chamado discurso do pão da vida de João 6.
Vamos refletir essa doação de Jesus com a música de Zé Vicente:

Viva a aliança

Comungar é tornar viva aliança
Em Jesus, Razão de nossa esperança.
Ao redor do pão partido e do vinho da alegria o futuro se anuncia de vez
Na união viva da gente, nosso Deus se faz presente.
E a terra, de repente se torna o céu.

Comunhão sempre refeita, com o planta em
que nascemos nesta terra onde vivemos aqui
é tornar-se irmão da água, da flor, do fruto que acalma
a fome que não permiti o irmão sorrir.
É viver lembrando sempre dos companheiros ausentes
Dos que hoje  são sementes no chão
É olhar-se frente a frente, sem ódio sem falsamente.
É firmar sinceramente “sou teu irmão”.

É fazer-se solidário com sem terra e sem salário
Sem casa ou presidiário, na dor
É provar da novidade, da mais pura liberdade.
De uma nova humanidade, de paz e amor.
É firmar um compromisso com o poder feito serviço
Pois Cristo sempre fez isso irmão
A honra do Pai divino, não é tanto culto, ou hino…
É vida, e o nosso destino é libertação! Aleluia, aleluia!…

Animador/a: O que diz a música de Zé Vicente a respeito da comunhão? (deixar as pessoas comentarem o que entendeu da música)

5. Cantar

 
Para acolher a palavra de Deus.
  Vamos ler o texto,  parte do discurso de Jesus sobre o pão da vida, João 6; 35 – 59
     (dar tempo para as pessoas refletir sobre o assunto)
•    O que me chama atenção no texto
•    O que significa para nós o que Jesus diz no versículo 35, eu sou o pão da vida?
•    Como entendemos esta afirmação de Jesus, quem não come a minha carne e não bebe do meu sangue não terá vida em mim. (o que seria comer a carne e beber o sangue de Jesus?)

 
Refletindo
Sem a Luz do Espírito não se entende essas palavras, “como esse homem pode nos dar sua carne para comer”? Os discípulos que caminhavam com Jesus, tomaram a palavra ao pé da letra. Carne e Sangue: expressão da vida e da doação total. Jesus  Filho de Deus assume sua humanidade encarnando na realidade humana, tornando se “carne”, e é na sua humanidade que Ele dá a vida pelo mundo. Jesus nos convida a  compartilhar com Ele deste ministério de doação, e nos chama ao compromisso com o que ele disse  e fez. “Comer a carne e Beber o sangue de Jesus é participar com ele do projeto de vida, é lutar com Ele pela dignidade de toda criação, acolhendo, amando e vivendo o amor mais puro e sincero. Doando sua vida com alegria para o serviço, não deixando se alienar pelo sistema que transformar toda criação inclusive o ser humano como instrumento de produção para geração de lucro, produzindo e consumindo, alimentando esse sistema que a morte da criação de Deus. sinal, sacramento da presença de Deus no mudo, Se comer a carne e beber o sangue não significar compromisso com Cristo a serviço da humanidade doação aos que precisam de nós, de nada nos adiantará.     
•    Quando o Evangelho exige compromisso qual a reação de muitas pessoas? (Conversar)
 
 
Celebrando
 
“Prova de amor maior não há que doar a  vida pelos irmãos e irmãs”. Pedimos ao Senhor neste dia, que nos alimente com seu Espírito para que possamos entender e viver melhor o “Cristo Pão da Vida”

Orações

 
Fazer preces espontâneas… Após cada pedido cantar
prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão…
PAI NOSSO
 
 
Partilha
 
Vamos partilhar o pão e o vinho, hoje com um olhar diferente, olhar de compromisso, não com o olhar imposto pela lógica do mercado, onde tudo se vende e tudo se compra, mas com o olhar de Jesus Cristo, onde a criação deve estar a serviço de toda criação.
 
11. Canto Final
12. Combinar o próximo encontro

 
Olhando para o texto
Jesus nos leva a superar uma visão tradicionalista do maná no deserto do Ex 16, estabelecendo um novo parâmetro. Não esperar, mas trabalhar; não querer o provisório, mas o definitivo. Qual o alimento que nunca se acaba? Iluminado por todo o capítulo 6 de João, a partilha é o alimento que não se acaba.“Sobraram sete cestos cheios” 8,20. Jesus nos convida a entender a essência do sinal. Neste chamado, discurso do Pão da vida, Jesus oferece um novo rumo para a vida, e nos da novos sinais. O primeiro sinal é crer, acreditar naquele que Deus enviou.  Para o povo do texto, Moisés é o grande líder do passado, mas Jesus responde, o pão dado por Moisés não era o pão da vida, mas um pão para o momento. O Pão verdadeiro é aquele que vence todos os esquemas da morte. Jesus tenta ajudar as pessoas a enxergar melhor e se libertar das amarras do passado que não liberta. Jesus convida através de nossa fé a nos comprometer com a vida e não ficarmos agarrados ao que não liberta. “Fidelidade ao passado é aceitar o novo que nasce da semente plantada no passado”. O Povo que comeu o pão da partilha de Lc, 8 correu atrás de Jesus não porque tinha compreendido a proposta de Jesus mas porque tiveram pão de graça para comer.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×