Artigos e Reflexões

Brasil entre o luxo, a fome e a morte

Análise de Conjuntura

 

O país que tem 65 pessoas na lista dos mais ricos do mundo também contabiliza 116,8 milhões de pessoas famintas e mais de 340 mil mortes por Covid-19.

No mês passado tivemos a divulgação do desempenho econômico brasileiro e, segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), o país obteve um desempenho negativo (- 4%). Deixamos de gerar emprego, renda e bem-estar social. Perdemos parte do que já tínhamos conquistado, literalmente, regredimos.

O único setor que conseguiu um desempenho positivo foi a agropecuária, o que explica parte significativa do aumento dos preços dos alimentos. Tornamo-nos o “açougue do mundo”, que condena a metade da sua população à situação de insegurança alimentar, hoje, aproximadamente 19,1 milhões de brasileiros passam fome.

Nesse mesmo país que tem o derretimento da sua economia, em pleno contexto de pandemia, conseguiu colocar no ranking da Forbes, 11 novas pessoas que passaram, através do crivo de suas fortunas, a compor a lista dos bilionários do mundo.

É impossível ter acesso a essas informações e não ver nascer uma dezena de perguntas. Como não denunciar o escandaloso cenário de injustiça social? Segundo a Forbes, o “ranking dos Bilionários do Mundo 2021 revelou que o número de brasileiros no clube dos sete dígitos subiu de 45 – número registrado em 2020 – para 65. No total, os brasileiros detêm um patrimônio conjunto de US$ 219,1 bilhões, contra US$ 127,1 bilhões do ano passado”.

Já os dados divulgados pelo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil apontam que 55,2% dos lares brasileiros, ou o correspondente a 116,8 milhões de pessoas, conviveram com algum grau de insegurança alimentar no final de 2020 e 9% deles vivenciaram insegurança alimentar grave, isto é, passaram fome.

O capitalismo tem disso e por isso, não é um modo de produção linear, em que o altruísmo e a benevolência do padeiro geraria uma sociedade de oportunidades, como esperava o pai do liberalismo econômico no século XVIII, Smith.

Em pleno século XXI, são 65 brasileiros com a fortuna na casa dos sete dígitos e, na contramão temos, 63 milhões de pessoas em risco de fome, esta fratura social exposta é fruto de uma política econômica neoliberal e evidência não apenas um erro administrativo político, mas a condenação de milhares à miséria quando não, à morte.

A condução da política econômica bolsonarista, exacerba a análise do sociólogo, Chico de Oliveira, que nos alertava no início deste século, submetidos a um regime de obsolência econômica (financeirizado) acelerada, concentrador de renda. A nova correlação de forças protagonizada pelo mercado, levaria ao desmanche dos direitos conquistados ao longo da história; a informalização do trabalho, a destruição da relação salarial e a semi-exclusão científica do país, nos colocaria numa sociedade derrotada.

A política econômica vigente, quanto mais “avançar” para apontar saídas, aumentará a contradição e a tensão social. É nesta “crista da onda” que está a possibilidade organizativa dos setores da esquerda.

Não é demais repetir que o Brasil atingiu o número assustador de mais de 340 mil mortes por Covid-19. O luto social prolongado, a realidade de sermos nesse momento o epicentro da epidemia está nos tornando um país triste, sombrio, isolado e com um futuro social, político e econômico, no mínimo duvidoso.

O cenário se agrava com muita velocidade e a sociedade brasileira encontra-se em total letargia. Há um grande descompasso em como nos vemos internamente e como o mundo nos enxerga, enquanto as forças políticas e partidárias estão preocupadas com processos eleitorais, o mundo nos identifica como uma ameaça global.

Sabemos que não existe “vácuo político” e a realidade clama pela mobilização popular, que está na ordem do dia como a única força de valência para conseguirmos conquistar as necessidades imediatas, como conquistar auxílio digno até o fim da pandemia, barrar a destruição em execução e a mudança da grande política, que molda os ditames para além da disputa orçamentária passada feito um “cheque sem fundo”.

As organizações necessitam dar um passo qualitativo e traçar estratégias unificadas para além da pauta eleitoral de 2022. A “Agenda da Fome” e seus desdobramentos ligados à estrutura segregadora e desigual, necessita ir para além da assistência, como uma luta permanente na taxação de grandes fortunas, assim como, a realização de atos transgressores que impossibilitem que a classe dominante fure a fila da vacina!

O grito #ForaBolsonaro, a afirmativa #VacinaParaTod@s precisam vir acompanhados do esforço coletivo para pensar e construir o que virá depois. O que apresentamos para colocar no lugar no governo de morte que tomou o poder? Precisamos seguir semeando esperança, o desafio é continuar pensando em como discutir enquanto povo uma nova proposta de sociedade.

É na luta popular que conseguimos tecer a mística da solidariedade que nos pulsa para a vida, neste momento mais do que nunca, devemos nutrir nossas relações de companheirismo, o acolher, cuidar e defender nossos direitos sociais, econômicos e ecológicos, são antídotos contra o derrotismo de saídas individuais impostas por esta cultura neoliberal.

A vida acima da dívida e do lucro!
Somos os povos, os credorxs!

Rede Jubileu Sul Brasil, 09 de abril de 2021

 

Publicado do Site da Rede Jubileu Sul Brasil : https://jubileusul.org.br/noticias/brasil-entre-o-luxo-a-fome-e-a-morte/

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×