Artigos e Reflexões

À margem da história: Uma abordagem de Gn 16, 6b-15 na perspectiva negra

 

Por Sebastião Santana da Silva

(Sebastião Catequista)*

 

A história dos negros sempre foi contada à margem da História e sempre como uma cultura inferior e escrava. E a história assim contada é justificadora das mais variadas barbáries a esse povo.

Muitos foram os povos dos negros do continente africano traficados durante séculos para todo o planeta. Nos “porões da humanidade” sobreviveu a muitas tempestades, a muitos e bárbaros exílios.

No Brasil é notório a sua contribuição para a cultura, a língua, a religião com sua rica herança espiritual. E no entanto sua expressão religiosa ainda é vista com suspeita, marginalizada, excluída, folclorizada, violentada, mesmo em tempos de “modernidade” e “pós-modernidade”. Sobretudo na sua expressão mais visível que é o Terreiro…

E é do Terreiro, que emana sua voz, sua profecia enquanto denúncia da história, enquanto valorização do seu culto ancestral e de sua afirmação cultural, de sua dignidade histórica.

O Terreiro não evoca só um local físico para as reuniões, celebrações, mas constitui também um marco, uma referência que dá vida e corpo à negritude com tudo o que ela é e carrega de sentido. E aqui, partindo desse pressuposto, vamos ao texto bíblico tecer nossa hermenêutica sobre a história de Agar enquanto mulher, escrava, negra, egípcia, cuja experiência com o “Deus do Êxodo” a partir do “poço” fazendo um paralelo com o “terreiro” lhe vem em socorro libertador, fazendo a mesma voltar para seu espaço de escravidão com a promessa de “um grande povo” tão numeroso quanto o povo escolhido dando para ela não uma nova realidade, mas uma nova consciência, de modo que seja bandeira dos oprimidos enquanto ícone de libertação.

Nosso olhar a partir do texto e seu contexto na perspectiva da Leitura Popular da Bíblia procura a partir do “poço” fazer um paralelo com o “terreiro” enquanto lugar da revelação de Deus libertador como “força” que constitui para o povo a alma de sua identidade e de sua mais genuína história de liberdade.

É no poço que Agar, mulher, negra, escrava, estrangeira, fugitiva e oprimida, tem a solidariedade e realização de “sua aliança” com o Deus dos oprimidos. Também é do/no terreiro que os negros coletivamente celebram sua vida e refaz sua história cuja presença sagrada é presença e é simbolizada deste a “jurema” indígena aos “pais e mães no santo” como memória viva de luta e libertação.

Fazendo dessa forma a leitura do texto e a leitura da vida, a Palavra se faz ouvida enquanto “gritos” de libertação vinculada e concretizada sobretudo pela via cultural e social, enquanto expressão viva de um povo milenar que anseia qual escravos da “casa da servidão”, a “casa grande” por uma “terra que corre leite e mel”.

Gênesis 16 e 21 onde aparece a história da escrava Agar está inserida dentro do que na teologia bíblica se convencionou chamar de “Ciclo de Abraão” que vai de Gn 12 a 25.

O ciclo de Abraão mostra a saga do patriarca e da matriarca Sara cujo sentido seus autores quer mostrar as origens embrionária do povo eleito. Esses textos em sua composição, redação e avaliação foram passivos de diversas releituras enquanto reserva de sentido para fundamentar a posse da Terra sobretudo quando da volta dos Exílios. Através deles temos a vocação deste povo na sua relação com Javé.

Em sua estrutura já consagrada pelas bíblias modernas, Gn 12-36 constitui a o ciclo dos Patriarcas Abrão, Isaac e Jacó. Especificamente a história do patriarca Abraão com sua mulher Sara tem seu lugar dos capítulos 12 a 25. Aí temos suas idas e vindas em busca da terra prometida, de descendência e de um povo, como é senso comum numa leitura mais apiedada.

No capítulo 16 temos a história do nascimento de Ismael filho de Abraão com a escrava Agar. O pano de fundo é a esterilidade da matriarca Sara. E por causa de sua condição de não poder ter o filho que o patriarca tanto queria e que lhe assegurava a promessa é que, a matriarca lhe oferece a escrava Agar. Ela aparece pela primeira vez na história e somente nesse capitulo e no 21. Depois, desaparece quase que completamente de todo corpo bíblico das Escrituras, aparecendo só no Segundo Testamento na carta de Paulo aos Gálatas 4, 21-31.

Na sequência da história temos no capítulo 21 o nascimento do herdeiro Isaac e novo conflito entre Agar e Sara.

O episódio entre Sara e Agar chega ao extremo de modo que a escrava foge e faz o caminho de volta à sua terra, sua gente. É o caminho contrário da sua senhora e seu senhor. Agar é mulher gravida, estrangeira, serva (escrava), negra e humilhada. Sua realidade histórica nos apresenta duas situações: oprimida e excluída. Oprimida por ser escrava, humilhada, maltratada, e de condição estrangeira; e é excluída, porque pela sua condição tal não cabe na lógica patriarcal da promessa sustentada sobretudo pela sua agora concorrente, a matriarca Sara. Excluída porque serva nunca será protagonista com a personagem principal. Daí porque, Javé lhe vem ao seu encontro e faz uma opção pela escrava, e lhe concede à margem da história nova história.

O texto seguinte, nos mostra esse momento, e como que, um marco dessa opção e revelação destacamos o poço. O poço como lugar de encontro, de opção, de revelação, de começo de uma nova história dentro da história.  Deixemos o texto falar:

6,“Sarai maltratou de tal modo Agar, que ela fugiu de sua presença.  7.O mensageiro de Javé encontrou Agar junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur. 8.E disse: “Agar, serva de Sarai, de onde você vem e para onde vai?” Agar respondeu: “Estou fugindo de minha senhora Sarai”. 9.O mensageiro de Javé lhe disse: “Volte para sua senhora e seja submissa a ela”. 10.E o mensageiro de Javé lhe disse: “Eu darei a você uma descendência tão numerosa, que ninguém poderá contar”. 11.E lhe disse o mensageiro de Javé: “Você está grávida. Dará à luz um filho e o chamará com o nome de Ismael, porque Javé ouviu a opressão contra você. 12.Ele será como potro selvagem, estará contra todos e todos contra ele, e viverá separado de seus irmãos”. 13. A Javé, que lhe havia falado, Agar chamou com o nome: “ Tu és ElRoí, pois eu vi Aquele que me vê”. 14.Por isso é que o poço tem o nome de Poço Lahai-Roi, e se encontra entre Cades e Barad.  15.Agar deu à luz um filho para Abrão, e a Abrão chamou com o nome de Ismael o filho que Agar lhe dera.” (Gn 16,6b-15 – Tradução da Nova Bíblia Pastoral)

O texto é muito forte. Carrega emoções, história de dor, de violência mas também de esperança. O fato de o encontro com Deus se dar no poço chama nos atenção devido a sua importância na história do povo das tribos, que lhe dar uma conotação social/teológica: lugar de encontros, de relações, de revelações, de conflitos e opções.

Por toda Bíblia o poço é citado 72 vezes, das quais 34 só no Pentateuco. Isto é significativo. Por exemplo: no poço, o servo de Abraão encontra a futura esposa de Isaac (Gn 24, 10-27); os servos de Isaac entraram em conflito com os pastores de Gerara (Gn 26,19-22); José é vendido pelos irmãos (cf. Gn 37); também no poço encontramos Moisés fugitivo e sendo acolhido pelos madianitas (cf. Ex 2, 15). O poço não é só um lugar social, mas como podemos perceber, também é um lugar teológico.

Nesse capítulo não só temos o relato do conflito entre serva e patroa, mas também o relato da opção de Deus pelo oprimido a margem da história dos personagens principais. Em toda Bíblia é a única vez que vemos algo tão forte desse porte. Se voltamos um pouco mais para trás, veremos que o patriarca tem um encontro, uma revelação e uma confirmação da aliança com Javé no capítulo 15. Mas ao contrário desde o que segue é totalmente “descabido”. Aqui como num contraste com o capítulo anterior, temos a aparição e revelação de Javé (seu mensageiro) à escrava da senhora. Algo bastante inusitado!

Ora! Agar está bem a baixo da escala social, já vimos acima, mas é bom dar ênfase: é mulher, é estrangeira, é escrava, é negra e foragida. Se encontra numa situação desconfortável pois é dada como reprodutora da senhora para o senhor da casa, para realizar as expectativas deste quanto a realização da promessa oficial. É agredida, humilhada, perseguida por sua senhora e teme por sua vida. Foge conscientemente com objetivo de volta à sua terra, sua gente, mas é surpreendida pelo mensageiro de Javé.

Aqui poderíamos nos perguntar: E quantos relatos de violência não temos na histórias dos negros/as na Casa grande na história de nosso país?

Em seu diálogo percebe que está diante do divino, daquele “que me vê” e tem uma revelação: “Eu lhe darei uma descendência tão numerosa, que ninguém poderá contar” e uma ordem a ser cumprida: “volte para sua senhora e lhe seja submissa” É um contrate muito grande, quase que um disparato do autor sagrado.

É claro que por “trás das palavras” há um fundo teológico: Deus vem ao encontro do oprimido, mesmo sendo ele (ou ela) oprimido pelo seu escolhido, seu parceiro em aliança (Abrão e Sara). Essa é uma afirmação e releitura muito forte: Deus está do lado do oprimido, dos sem poderes, sem status, sem empoderamento, mesmo sendo de outra cultura (Agar/afrodescendentes) e religião…

E aqui convém lembrar: Em toda história da escravidão negra, quem os escravizou, os traficou, foram sempre os que se consideravam salvos e a serviço de Deus em sua glória e reino. E isso não os impediu de serem cruéis com seus escravos como o fora a matriarca Sara com sua escrava Agar.

Mas, o que mais impressiona na história da escravidão em nosso país é que o olhar do/a escravo/a sobretudo no seu “sincretismo” com a religião oficial era um olhar de esperança sob o signo da rebeldia e fuga, ao contrário por exemplo, do que vemos no texto da história de Agar.

A fuga da oprimida resultou numa revelação e numa aliança, iniciativa da parte de Deus que vem ao encontro da oprimida. Da sua condição de gênero, de etnia, de lugar social, e de seu lugar religioso eis que emerge uma nova história paralela a história “oficial” pela qual Deus tece seu plano de salvação. Também aí a libertação vem sob outro signo (“dará à luz um filho e o chamará com o nome de Ismael, porque Javé ouviu a opressão contra você. Ele será como potro selvagem, estará contra todos e todos contra ele…) e será uma história conflituosa, como o texto sugere “…viverá separado de seus irmãos”.

A experiência sagrada vivida pela escrava como grifamos no texto, tem seu lugar no poço cujo nome ela mesma no texto chama de “Poço Lahai-roi” isto é, “do vivente que me vê”.

O poço é o lugar de encontro, de relações entre as pessoas, de encontro com Deus.

No entorno do poço, com a escrava Agar, acontece uma experiência profunda de encontro com Deus que que resultou no processo libertador para ela e seu filho. O texto não diz mais nada sob a história da escrava e seu filho, salvo o que temos no capitulo 21, sua libertação total e a origem dos povos que dessa história se gerou.

Entre muitas das releituras que já foram feitas desse episódio certamente foi levada em consideração a teologia do êxodo, ou uma teologia vocacional, doutrinal, dogmática e mesmo profética, como também ideológica, de gênero, social, etc., porém, como já o dissemos, ao fazer nossa releitura deste texto, na perspectiva simbólica quanto a expressão da fé dos afrodescendentes ponho em evidencia o ‘poço’ como lugar de expressão do sagrado e como tal remetemos a experiência dos negros com o sagrado a partir do ‘terreiro’, numa hermenêutica que leva em consideração a Leitura Popular da Bíblia. Aliás, o terreiro é expressão dos afrodescendentes na vivencia de sua religião de matriz africana. E que também é espaço sagrado da revelação de Deus nos orixás e nas ‘mães no santo’.

Equiparando o poço e o terreiro como espaço teológico do encontro e da expressão do sagrado, ele, o terreiro, tem forte expressão “sacramental” carregado de sentido. É o espaço da celebração, da alegria, das relações fraternas, da comunhão cósmica humana e divina. É o espaço da promoção da cultura, da vida de um povo, de suas resistências, de sua ancestralidade, da sua liberdade e empoderamento. E nisso ambos os espaços poço e terreiro tem em comum sua reserva de sentido como memória do povo, memória que preserva a história popular do oprimido.

Por esse tempo em que vivemos, o povo dos negros tem sido violentados no seu direito de expressar e celebrar sua fé livremente. A violência, sobretudo, ao seu patrimonio o terreiro, feitos por grupos religiosos fundamentalistas, nos conclama a indignação profética que devemos ter e fazer, pois não é possível que uma nação como a nossa que nasceu “dos porões da humanidade” possa pensar, viver e agir assim. Herdamos uma herança que nos interpela a todos e nos diz do quanto devemos ser, viver e está cotidianamente em movimento de fraterna acolhida, de profunda tolerância e irmandade pois somos discípulos/as da inspiração e da ética (Boa Notícia) de Jesus Nazareno.

Que possamos construir “um outro mundo possível”. É o que nos ajuda a ler e entender as lentes desses óculos chamada Leitura Popular da Bíblia.

Bibliografia pesquisada:

Biblia de Jerusalém, Paulus, São Paulo, 2002.

Nova Bíblia Pastoral, Paulus, São Paulo, 2014   

 Michaud, Robert. Os Patriarcas: Gênesis 12-36. Edições Paulinas, São Paulo-SP, 1985.

 Vendrame, Calisto. Ensaios 72. A Escravidão na Bíblia. Editora Ática, São Paulo-SP 1981

 Gruen,Wolfgang. O tempo que se chama hoje: introdução ao Antigo Testamento. Edições Paulinas, São Paulo-SP, 1985

 Schwantes. Milton. A família de Sara e Abraão – Texto e contexto de Gênesis 12-25. Editora Vozes e Sinodal, Petrópolis, 1986

 Priscila Alves. Fernanda da Silva. As mulheres tomam a palavra. Série: A Palavra na Vida – Nº 327. Cebi, São Leopoldo RS, 2015.

 Bohn Gass, Dietrich. Ildo. Luiz José. Espiritualidades dos povos originários e leitura popular da Bíblia – aproximações iniciais. Cebi. São Leopoldo-RS, 2014.  Site visitado: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/1TI.HTM

* É Agente de Pastoral, catequista, assessor das escolas bíblicas e membro da Coordenação Estadual do CEBI-PE. Tem forte atuação social junto às periferias de Caruaru.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×