11ª Escola Estadual CEBI de Santa Catarina
Na cidade de Rio do Oeste, SC, de 09 a 11 de Março deste ano, realizou-se a 1ª etapa da 11ª Escola Estadual do CEBI-SC para pessoas que facilitam os encontros bíblicos nas suas comunidades e grupos de base. O tema foi “Metodologia de Leitura Popular da Bíblia – LPB”. Estávamos reunidas 18 pessoas para esta 1ª etapa.
Participar do CEBI é encantador e desafiador. Encantador porque sua metodologia tem como centro a Palavra que, através das dinâmicas, leva à leitura, à imaginação, ao debate, à indignação e à ação. Desafiador frente às “verdades” a serem desconstruídas para dar lugar ao novo. Portanto, o exercício da reconstrução de compreensões sobre a criação leva-nos a sermos respeitosos, solidários, responsáveis e comprometidos no cuidado com este grande presente da Divindade libertadora: “a vida em plenitude” (Jo 10,10).
Assessoria e educação popular
Conforme Ildo Bohn Gass, que nos ajudou nesta etapa, para que a leitura bíblica seja um instrumento de libertação, é preciso ter presente as três teologias fundamentais que perpassam a Bíblia do início ao final.
Essas Teologias são a do ÊXODO, da ALIANÇA e da CRIAÇÃO.
E as experiências que correspondem a cada uma dessas Teologias são, respectivamente, a uma Divindade que é e deseja liberdade, amor/misericórdia e vida plena para todas as suas filhas e seus filhos.
Além disso, todo encontro promovido pelo CEBI deve ter, pelo menos, estes três momentos importantes:
- o ESTUDO – é construção conjunta de saber;
- a CONVIVÊNCIA – conhecer e estabelecer novas relações com quem participa;
- a LITURGIA – momentos fortes de mística e de espiritualidade. O CEBI, a partir da LPB, nos provoca, a partir das diversas experiências de Deus realizadas ao longo da história, a fazer uma renovada experiência de Deus hoje.
Para fazer uma LPB com uma rede de relações interdependentes, pelo menos cinco Hermenêuticas são fundamentais e necessárias no processo de aproximação do texto bíblico.
- Primeira: a hermenêutica a partir de quem é vítima da opressão, as pessoas empobrecidas;
- Segunda: a interpretação a partir das culturas, etnias, tradições religiosas;
- Terceira: a compreensão a partir do gênero e suas diversidades;
- Quarta: a ótica a partir das gerações;
- Quinta: o olhar a partir da justiça socioambiental.
Pode-se fazer a LPB com ênfase em alguma dessas perspectivas. Porém, convém ter presente que o texto é como um tecido, onde os fios se cruzam, tal como as hermenêuticas se relacionam e à totalidade e complexidade da vida.
Leitura Popular da Bíblia
Essa releitura da Bíblia com espírito crítico nos ajuda a compreender melhor as relações cotidianas nos diversos campos: social, político, econômico, cultural e religioso. Desse modo, a LPB ajuda-nos a abrir nossas mentes e corações para a Palavra do Deus do Êxodo, que nos chama e nos desafia a agir junto às irmãs e aos irmãos excluídos, de modo que possam se libertar da opressão que sofrem.
A Bíblia, como poço que contém água que sacia a sede, através da leitura popular, realizada na perspectiva da cidadania, desperta para a consciência crítica, para a superação do medo, através do exercício de novas experiências de Deus. Este método, propõe ressignificar a militância, investir a ação profética na construção de outro mundo possível e necessário com vida digna, “assim na terra como no céu” (Mt 6,10). Em outras palavras, concretizar já aqui e agora, “novos céus e terra nova” (Is 65,17).
Acreditar nas pessoas que, alimentadas na Fé do Deus do Êxodo, aquele que vê, ouve e desce para libertar da opressão (cf. Ex 3,7-8), sonham e lutam coletivamente, tornando-se Novas Criaturas em Cristo (2Cor 5,17). Fazer a experiência com o Deus do Êxodo, que assume o lado de quem é oprimido, possibilita identificar as classes sociais e à qual nós pertencemos.
Assim, compreendemos melhor a luta de classes existente na sociedade hoje. A Casa Grande que, ao longo da história, golpeou a Senzala, hoje, mais uma vez, torna a golpeá-la, fragilizando a vida, e esta vida pede socorro.
É o golpe da destruição dos sonhos, das possibilidades, da dignidade do povo, que levou muitos anos para conquistar seu direito à moradia, à saúde, à educação, ao lazer, à cultura e à cidadania. É o golpe contra os acertos democráticos do povo, contra as possibilidades de acesso à vida com dignidade.
Além dessas questões, esta 1ª etapa foi dedicada ao aprofundamento de textos bíblicos e na metodologia de LPB, pensando em como estudá-los em nossos grupos de reflexão bíblica.
Nosso grande desafio é: como a LPB pode ajudar-nos hoje a superar as mais variadas violências que ameaçam destruir a criação?
Até o final deste ano, estão previstas mais três etapas nesta Escola Bíblica.
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Texto de Leonides Ana Marsaro, representando a sub-região de Chapecó/SC.