Carta Aberta em Repúdio à Chacina do Rio de Janeiro

Escrevemos esta carta-repúdio à chacina produzida pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, que em ação deliberada, planejou e executou vidas do Morro do Alemão e da Penha. Combater o crime implica em muitas ações e uma delas é a sindicância e apuração das ações para posterior julgamento. As pessoas assassinadas não foram ouvidas e nem sequer realizado o julgamento pelos espaços existentes na sociedade para tal. O governo antivida e totalmente contrário aos direitos humanos, se arvora como quem define quem vive e quem morre. A brutalidade das cenas de corpos enfileirados não deu tempo de nenhum parente ou conhecido daquelas pessoas de chorar e lamentar. O grito de uma mãe a chorar a perda de um filho, é o grito sufocado contra a barbárie de um Estado que mata os mais pobres e mantém vivos os privilegiados que do outro lado mantém seus controles, tráficos de drogas e de vidas.

Nós, representantes de instituições da educação popular, de comunidades cristãs comprometidas com a vida e com o Evangelho, exigimos uma apuração desta ação assassina do governador do Rio de Janeiro e de seus comparsas. Basta de impunidades e de ações militares contra as camadas pobres da sociedade.

Lendo um dos ditos da profecia de Amós no dia de hoje: “Pelos três crimes e por quatro do Estado do Rio de Janeiro, não retirarei o castigo, pois perfuraram com balas as cabeças e peitos de mais de 120 pessoas. Trilharam o Alemão e a Penha com trilhos de ferro. Eis que o mais animoso dos assassinos fujam nu no dia da ira de Deus”. (Am 1-2 oráculos contra as nações e Israel).

São Leopoldo, 31 de Outubro de 2025

SUBSCREVEM:

CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS – CEBI

CENTRO ECUMENICO DE SERVIÇOS À EVANGELIZAÇÃO POPULAR – CESEEP CENTRO ALCEU AMOROSO LIMA PARA A LIBERDADE – CAAL PETRÓPOLIS ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO DR. ALCEU – AADA

FLOR E CANTO – ENCONTROS ECUMENICOS DE FORMAÇÃO

O CANDEEIRO (https://ocandeeiro.org)

Carrinho de compras
Rolar para cima