“Nada possuir, nada carregar, nada pedir, NADA CALAR e, sobretudo, nada matar”.
Dom Pedro Casaldáliga
O Centro de Estudos Bíblicos – CEBI/ES manifesta, publicamente, repúdio a quaisquer formas de discriminação e de preconceito racial. Endossa que o racismo estrutural no Brasil pode ser percebido por meio de atitudes, hábitos, falas, situações, predominantemente, efetivada pela segregação racial e ocorre, muitas vezes, de forma velada o tornando quase sempre imperceptível.
Manoel David Neto – No último dia 20/01/2021 o Padre Manoel David Neto, responsável pela paróquia São Pedro do bairro Vila Rubim (Vitória/ES) e membro do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI-ES, foi alvo de preconceito no Supermercado Casagrande, Guarapari. A ação cometida por um segurança do comércio que, por motivos, estereotipados, perseguiu o padre no interior da loja o tempo todo de sua permanência no estabelecimento se deu, a partir do olhar do padre Manoel David devido ao fato dele estar de bermuda, camiseta, boné e chinelos.
Consideramos, nesse sentido, que o racismo estrutural precisa ser combatido a partir de denúncias, como bem fez o padre Manoel David em suas postagens. Em uma sociedade cujo negacionismo cresce a partir da postura governamental combater o racismo passa pela ação de não naturalizarmos os comportamentos, as falas, as situações cuja segregação racial fere a liberdade do cidadão negro nesse país. O CEBI-ES, mais uma vez, presta sua solidariedade ao Manoel David Neto e reforça o compromisso ético e político no combate ao racismo.
Vitória, 23 de janeiro de 2021.
Coordenação Centro de Estudos Bíblicos no Espírito Santo – CEBI/ES