Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Está aberto o Edital de escolha para o Cartaz da SOUC – edição 2021

Está aberto o Edital de escolha para o Cartaz da SOUC – edição 2021
24 de janeiro de 2021 Comunicação

EDITAL PARA O CONCURSO DO CARTAZ DA SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ, 2021

 

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

 

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC – www.conic.org.br), doravante, neste Edital, apenas CONC, torna pública a realização do Concurso do Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2021, um evento que ocorre em todo o Brasil e que objetiva propor a reflexão e o diálogo sobre a importância da unidade cristã (Jo 17:21). O tema da SOUC será: “PERMANECEI NO MEU AMOR E PRODUZIREIS MUITOS FRUTOS (JOÃO 15,5-9).

 

O Concurso convida pessoas da região Amazônica a enviar propostas de arte para compor o Cartaz da SOUC. A arte enviada será, depois, ajustada para figurar em todas as peças gráficas da Semana de Oração pela Unidade Cristã, edição 2021, incluindo

folders, cartazes, banners, etc.

 

  1. CARACTERÍSTICAS DA ARTE 

 

O artista precisa ter conhecimento do teor do texto bíblico contido em Jo 15.5-9 – contexto em que o Evangelho nos lembra que, embora nós, pessoas cristãs, permaneçamos no amor de Cristo, também vivemos numa criação que geme por causa da exploração humana (cf. Rm 8). No mundo, percebemos as causas e as consequências das estruturas causadoras do sofrimento e dos conflitos. Através da solidariedade com as pessoas que sofrem e do engajamento em favor de um outro mundo, permitimos que o amor de Cristo se concretize em sinais diários, presentes nas práticas de cuidado com a Criação, de respeito à diversidade humana e da mudança radical em relação ao consumo. O mistério pascal gera fruto em nós quando oferecemos amor aos nossos irmãos e irmãs e alimentamos esperança no mundo.

 

Espiritualidade e solidariedade estão inseparavelmente ligadas. Permanecendo em Cristo, recebemos a força e a sabedoria para agir contra as estruturas de injustiça e opressão. A fé em Cristo exige que nos reconheçamos como irmãos e irmãs na humanidade. A fé em Cristo também exige de nós comprometimento com iniciativas e posturas em favor de modos de vida, alicerçados no respeito, na equidade e na comunhão com toda a criação.

 

O amor de Deus nos encoraja a nos reconhecermos como um pequeno fragmento de sua rica criação. O amor de Cristo pede para que sejamos uns com os outros e umas com as outras.

 

 Consideramos importantes os seguintes elementos:

 

O subsídio da SOUC 2021 foi adaptado no Brasil pelo Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (CAIC). É por isso que, este ano, queremos celebrar a diversidade amazônica que nos ensina muito sobre a pluralidade religiosa, cultural e ambiental. Destacamos alguns símbolos que compreendemos ser importantes estar na arte do material:

  • O versículo Bíblico “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos (João 15.5-9)
  • Açaizeiro
  • Um rio
  • Corda do Círio
  • Riqueza mineral
  • Garimpo
  • Canoa
  • Chuva
  • Fogo na floresta – queimadas
  • Balsas de madeira
  • Rosto amazônico: indígena, quilombolas, negros, caboclos
  • Mitos: Boto, curupira e Matinta Perera

 

 FORMATO DA ARTE 

 

A arte precisa estar em formato vertical para melhor aplicação nas demais peças gráficas que o CONIC for desenvolver posteriormente. Desenhos na horizontal serão eliminados. A arte deve estar disponível em dois formatos: PNG (imagem) e PDF (alta resolução).

 

Vale lembrar que é de inteira e total responsabilidade do(s) autor(es) ou autora(s) da obra inscrita garantir que tal obra, arte, desenho, não viole direitos autorais de terceiros.

 

  1. COMO ENVIAR A ARTE

 

O arquivo deverá ser enviado por e-mail para [email protected].

 

O envio do e-mail deve ser feito exclusivamente pelo autor ou pela autora da obra, que deverá escrever, no corpo do e-mail, o seguinte texto:

 

“Eu, Fulano Fulana da Silva, inscrito no CPF 000.000.000-00, detentor(a) do e-mail [email protected], autorizo, de maneira irrestrita e irrevogável, a utilização e exploração da arte que acabo de enviar para quaisquer fins, sejam eles comerciais ou não, em território nacional e internacional. Também autorizo a reprodução parcial ou integral; edição; adaptação, transformação; tradução para qualquer idioma; inclusão em fonograma ou produção audiovisual; distribuição; utilização, direta ou indireta, mediante execução musical; emprego de alto-falante ou de sistemas análogos; radiodifusão sonora ou televisiva; captação de transmissão de radiodifusão; sonorização ambiental; exibição audiovisual, cinematográfica ou por processo assemelhado; emprego de satélites artificiais; inclusão em base de dados, armazenamento em computador, microfilmagem e demais formas de arquivamento do gênero; quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.”

 

 Caso haja mais de um(a) autor(a), a mensagem de e-mail deverá ser enviada por um(a) deles(as), mas com cópia para os demais, e o seguinte texto no corpo do e-mail:

 

“Nós, Fulano da Silva, inscrito no CPF 000.000.000-00, detentor(a) do e-mail [email protected], Fulana da Silva, inscrito no CPF 000.000.000-00, detentor(a) do e-mail [email protected], autorizamos, de maneira irrestrita e irrevogável, a utilização e exploração da arte que acabo de enviar para quaisquer fins, sejam eles comerciais ou não, em território nacional e internacional. Também autorizamos a reprodução parcial ou integral; edição; adaptação, transformação; tradução para qualquer idioma; inclusão em fonograma ou produção audiovisual; distribuição; utilização, direta ou indireta, mediante execução musical; emprego de alto-falante ou de sistemas análogos; radiodifusão sonora ou televisiva; captação de transmissão de radiodifusão; sonorização ambiental; exibição audiovisual, cinematográfica ou por processo assemelhado; emprego de satélites artificiais; inclusão em base de dados, armazenamento em computador, microfilmagem e demais formas de arquivamento do gênero; quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.”

 

 PREMIAÇÃO

 

A premiação será de R$ 1.000,00 (mil reais) para a arte escolhida.

 

 PRAZOS

 

 Envio das artes por e-mail:

31/01/2021 a 15/03/2021

 

 Avaliação das artes enviadas:

17/03/2021 

 

Divulgação do(a) ganhador(a):

18/03/2021

 

 Entrega da premiação:

19/03/2021

 

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Todas as informações deste Concurso estarão disponíveis em www.conic.org.br.