Reflexão do Evangelho

O Bom Pastor – João 10, 11-18

O bom pastor vive com suas ovelhas, aprecia o cheiro delas, se sacrifica por elas. Esta significativa metáfora nos é apresentada no Evangelho de João 10, 11-18. Jesus aponta, assim, a postura a ser evidenciada por Ele, como exemplo a ser seguido pelos pastores.

A história nos presenteou com o testemunho de pastores e pastoras, que se sacrificaram pelos seus rebanhos. Aqui, no Brasil, lembramos o martírio do Padre Josimo Tavares e da Irmã Dorothy Stang, que ofereceram suas vidas aos mais necessitados que vivem nas periferias territoriais e espirituais de nosso país. Podemos lembrar, também, Martin Luther King que trabalhou, com afinco, para alcançar o reconhecimento dos direitos civis da população afro-americana, um século após o fim da escravatura nos Estados Unidos. Francisco de Assis foi um pastor inclusivo e abrangente. Ele cuidou de todas as criaturas do Planeta Terra: pessoas, animais, plantas. Na emergência climática, em que está mergulhada a humanidade, o “Poverello” (termo italiano usado para indicar São Francisco de Assis) é um farol de esperança que indica a rota na tempestade.

Refletindo no trecho do Evangelho de João, versículos 11-13, lemos que Jesus compara o bom pastor com o mercenário “que não é pastor”. Este último, portanto, finge de ser pastor para controlar, dominar e explorar o rebanho. Está interessado somente em lucrar, enganando suas ovelhas com falsas promessas de prosperidade. Ilude as pessoas, convencendo-as que a vida delas depende somente dele e fora dele não há salvação. Mas quando chega o “lobo”, isto é, as dificuldades e os problemas sérios a serem enfrentados, covardemente foge. As ovelhas ficam desnorteadas, sem saber o que fazer, porque são totalmente dependentes do mercenário. Este não permitiu que seus súditos se tornassem cidadãos e cidadãs, capazes de participar ativamente ao melhoramento da comunidade.

Nos versículos 14-15 Jesus destaca sua profunda ligação com o Pai, visando a construção do Reino de Deus. Este não é uma utopia, imaginada em lugar nenhum. O Reino de Deus é uma profecia, ainda frágil e insegura, que já iniciou a ser realizada, mas que precisa de orientação, acompanhamento, formação, participação, organização e articulação para se enraizar nos territórios.

No versículo 16 Jesus amplia o horizonte além do espaço e do tempo. A sua mensagem é universal. No século passado, João XXIII e Paulo VI seguem o apelo de Jesus falando aos homens e mulheres de boa vontade. Os dois Santos Papas promovem então o Concílio Vaticano II, inaugurando uma temporada de diálogo com toda a humanidade. Neste século, Papa Francisco retoma o processo de transformação permanente rumo à Civilização do Amor edificada por todas as criaturas do Planeta Terra.

O amor entre Jesus e o Pai caracteriza os versículos 17-18. O Espírito possibilita a doação e o recebimento da vida plena. Aqui temos uma implícita referência ao mistério da Ressureição, que fundamenta nossa fé todos os dias…

Alberto Chirone
Adriana Chirone
CEBI-RR

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×