Reflexão do Evangelho

Permaneçamos no Amor (Jo14,15-21)

Vejamos as seguintes palavras do Evangelho de hoje: “Se me amais, observareis os meus mandamentos” (Jo 14,15). Qual o maior mandamento de Jesus? “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis umas as outras. Como eu vos amei, amai-vos também umas as outras. Nisso reconhecerão todas que sois minhas discípulas, se tiverdes amor umas pelas outras” (Jo 13,34-35).

Jesus é o defensor, mas indo para o Pai, ele enviará outro defensor, o Paráclito, o Espírito Santo, a Ruah Divina, que revelará a verdade, para que a comunidade joanina não se sinta órfã, (14,18) como ficoaram os judeus depois da guerra do ano 70. É uma resposta contra Jâmnia.

Para Jesus, amar não é somente um sentimento, mas passa pelas atitudes de testemunhar o verdadeiro amor. Ele é a aliança entre o Pai e a sua comunidade (14,21).

Os mandamentos estão desacreditados para alguns cristãos, devido a uma educação religiosa traumatizante. “Isto é pecado, isso pode ser feito, isso não pode ser feito…” Mas Jesus diz que a lei que resume todos os mandamentos, a todos contendo, é a seguinte: “Ama a Deus e ama ao teu irmão”. Esse enfoque da lei é um enfoque libertador.

Falemos do amor, mas não como sempre se fala dele. Devemos procurar encontrar uma definição de amor que seja nova e que valha a pena. Por exemplo: amar uma pessoa não é usá-la. Naturalmente, nós podemos usar Deus: quando queremos que Ele faça aquilo que nos agrade, quando queremos que Ele esteja a nosso serviço e não pensamos que nós devemos estar a serviço d’Ele. Isso não é amar a Deus, mas sim usá-lo. Mas qual seria então a verdadeira atitude? Seria colocar-se à disposição de Deus, como Jesus ensinou os apóstolos e apóstolas, discípulos e discipulas.

Tudo isso nos ajuda a revisar todas aquelas formas em que a pessoa é usada, no plano político, nas relações de trabalho, na amizade. Mas o amor é exatamente o contrário disso: amar uma pessoa é respeitar sua identidade, ouvi-la, desejar que ela cresça e fazer todo o possível para que ela cresça. É praticar a comunhão e a participação (Puebla 215).

Que o Espírito Santo nos ilumine para vivermos segundo o Evangelho, segundo a verdade, livres da mentira, das “fake News”. Permaneçamos testemunhando nosso amor a Jesus (14,21).

José Airton Otávio
Terapeuta naturalista
Educador social

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×