Reflexão do Evangelho

Para gerar fraternidade e paz precisamos amar o mundo!

Leia a reflexão sobre João 3,14-21, texto de Itacir Brassiani msf.

Boa leitura!

Não passemos ao largo desta quarta lição na escola da caminhada quaresmal. Começamos acompanhando Jesus no deserto e aprendendo a vencer as tentações. Subimos com ele ao monte para aprender a lição da humildade e do serviço. Fomos com ele ao templo e pedimos que ele nos livre da lógica predatória do mercado. E hoje estamos aqui para pedir que ele nos ensine a não lamentar débitos nem exigir créditos. “Vocês foram salvos pela graça”, insiste Paulo, e isso para que ninguém se orgulhe de nada.

Um juiz implacável, impassível, sem coração, sempre pronto a defender a lei e a pronunciar sentenças irreversíveis: essa é a imagem que fazem de Deus muitos cristãos. Mas Jesus diz claramente que Deus enviou seu Filho ao mundo para conduzi-lo à vida, e não para condená-lo. É a gratuidade do amor de Deus que nos salva. Precisamos experimentar e testemunhar o Evangelho do diálogo e da fraternidade, especialmente no contexto de indiferença letal, temperada de intolerância e violência, que vivemos hoje no Brasil.

Custa-nos entender que Deus não se deixa guiar pela lógica do poder, da indiferença e da punição. É incrível a facilidade com que os homens (sim, no gênero masculino!) que dirigem nações e igrejas e se apresentam como procuradores da justiça e de Deus, sentam na cadeira como juízes, cadeira que o próprio Jesus recusou. Com que frequência nos escondemos por trás de máscaras (não aquelas que hoje são necessárias para proteger e salvar vidas!) de benfeitores/as e imparciais, prontos a denunciar o cisco no olho dos outros sem darmo-nos conta do nosso próprio lixo. Definitivamente, não é esta a postura e o Evangelho de Jesus Cristo!

O Messias enviado por Deus e feito carne em Jesus de Nazaré é outro, sua prática é diferente e aponta outros caminhos. Ele recusa a cadeira de juiz e senta ao lado dos acusados, como advogado de defesa. Isso é evidente desde a estrebaria, onde os pastores desprezados foram os primeiros a visitá-lo, até a cruz, quando o próprio Jesus foi negociado por um condenado e compartilhou o calvário com outros dois. O Filho de Deus desceu todos os degraus e veio ao encontro do ser humano no nível mais baixo, no lugar de culpado e de devedor. E o fez de braços abertos, dialogando, indo ao encontro acolhendo e servindo a todos/as.

O que deve nos impressionar não é o fato de que Jesus tenha subido ao céu, mas a afirmação de que Deus tenha descido definitivamente à terra. E ele desceu tanto que, mais que assumir a frágil e contraditória condição humana, assumiu a condição das vítimas e proscritos/as, para declará-los justificadas. Em Jesus, Deus desceu tanto, que entrou solidariamente no inferno vivido pelos/as condenados/as a uma vida que tem mais parece um lento processo de morte. Desceu tanto que o “elevaram” numa cruz! É para esse Homem, levantado na cruz dos/as malditos/as e entre dois condenados, que somos chamados/as a voltar nosso olhar.

Jesus diz que “Deus amou de tal forma o mundo que entregou seu Filho único”. Deus ama o mundo em sua globalidade, sem distinguir culpados/as ou inocentes, homens ou mulheres, devedores/as ou merecedores/as. Em Jesus Cristo, a glória de Deus se manifesta de forma clara e inequívoca, e essa glória não é outra coisa que o amor que se faz dom e acolhida sem nenhum tipo de condição ou exigência. Ele nos deu a vida “quando estávamos mortos/as por causa de nossas faltas”, sublinha Paulo. Em Jesus Cristo a libertação é radical, gratuita e incondicional, e é também geradora gratuidade e de fraternidade.

Este rio de graça, este sol de justiça que nos vem de Deus em Jesus Cristo, começa desmascarando nossos pretensos merecimentos; avança revelando nossa verdade mais profunda; termina capacitando-nos a agir como homens e mulheres novos. “Fomos criados para as boas obras” diz São Paulo, e precisamos nos ocupar delas. Crer é aderir à proposta de Jesus Cristo, e aderir ele significa crer na dignidade inerente a cada pessoa humana e nas suas possibilidades positivas. Este é o caminho que leva à vida plena e à liberdade verdadeira. Saber que todos/as somos pecadores/as perdoados/as fortalece nossa luta contra a intolerância e a violência.

Deus pai e mãe, lento para a cólera e rico em misericórdia: Como é imenso o amor com que amas a nós e ao mundo! Enviaste teu filho amado para que, sendo por ele servidos/as, aprendêssemos a servir com a mesma generosidade. Dá-nos um amor intenso, lúcido e forte, a fim de que sejamos capazes de dar continuidade a este dinamismo que salva e renova mundo, empenhando-nos na difícil e complexa tarefa de recriar a fraternidade sem fronteira através do diálogo. Não permite que sentemos e choremos passivamente nossos desterros, e põe-nos a caminho para reconstruirmos o mundo na força do teu amor. Amém! Assim seja!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×