Reflexão do Evangelho

O evangelho vivo acontece hoje no testemunho dos cristãos!

Leia a reflexão sobre Marcos 16,15-20, texto de Itacir Brassiani.

Boa leitura!

A Igreja une à solenidade da ascensão de Jesus a Jornada Mundial das Comunicações Sociais, que neste ano tem como tema a questão da necessidade de produzir e veicular informações indo ao encontro das pessoas onde elas estão e como são. “Venham e vejam”, é o lema da reflexão, inspirada na resposta de Jesus aos dois discípulos de João Batista que perguntaram onde ele morava. O Papa Francisco pretende, com este tema, advertir para o risco de veicularmos informações construídas nos gabinetes e salas de redação, diante da tela do computador, sem nunca sair à rua e ir ao encontro das pessoas implicadas nas notícias.

A palavra ascensão lembra subida, elevação, movimento de distanciamento. Mas expressa também a ideia e a experiência de ser destacado/a, promovido/a, reconhecido, reabilitado/a. É este segundo o sentido original da boa notícia pregada pelos cristãos a respeito de Jesus de Nazaré. Proclamar a ascensão de Jesus é um modo de proclamar sua ressurreição, de afirmar que a pedra rejeitada pelos construtores foi considerada pedra principal, que aquele que fora eliminado como subversivo e maldito é a mais plena expressão de Deus e do ser humano.  Ele se tornou um projeto, uma ideia que não pode ser aprisionada.

Na carta aos cristãos de Éfeso, Paulo manifesta o desejo de que o Espírito Santo lhes revele Deus em sua amável nudez e os ajude a conhecê-lo em profundidade. Conhecer Deus assim como se revelou em Jesus de Nazaré significa reconhecer e assimilar a esperança para a qual Ele nos chama e a herança gloriosa que nos concede: continuar na história sua vida de profeta e servidor; ser no mundo seu corpo vivo, corpo sob o qual tudo o mais foi colocado e acima do qual nada existe, fora o próprio mistério de Deus. E isso sem fugir do mundo.

Mas nunca é demais lembrar que a vida cristã é muito mais que desejo ou contemplação extática da plenitude divina. A pergunta que os anjos fazem aos apóstolos inertes ressoa hoje aos nossos ouvidos e pede nossa resposta: “Por que vocês estão aí parados, olhando para o céu?” Os/as discípulos/as de Jesus Cristo não podemos permanecer na simples contemplação de alguém que subiu ao céu, mesmo que este alguém seja o próprio Jesus Cristo. A ascensão de Jesus não significa o fim da sua presença no meio de nós. Ao contrário, é o início da missão em seu nome, sob a guia do seu Espírito.

A Palavra de Deus deixa isso bastante claro. “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a boa para todas as pessoas”. Por isso, podemos dizer que a liturgia da ascensão focaliza esta responsabilidade intransferível da comunidade cristã. Convictos/as de que o Crucificado foi exaltado, vencemos o medo e tornamo-nos testemunhas de Jesus Cristo no coração do mundo e nos pulmões da história. E sabemos que testemunhar Jesus Cristo significa afirmar e trilhar o caminho do amor serviçal e solidário, trazer no corpo as marcas de Jesus Cristo: amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu.

A Palavra de Deus atesta também que a ascensão de Jesus Cristo não é um distanciamento em relação aos seus discípulos e discípulas, uma fuga do mundo e dos seus desafios. Antes, é a identificação plena de Jesus com Deus, permanecendo plenamente inserido no mundo. E isso não é algo que tem a ver apenas com Jesus de Nazaré: ele é o primogênito de muitos irmãos e irmãs, a cabeça de um corpo de muitos e variados membros. À glorificação do primogênito segue-se a honra dos seus irmãos e irmãs. À elevação da cabeça segue-se o reconhecimento da dignidade daqueles que realizam sua vontade.

No Brasil, a ascensão de Jesus também abre Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que une fiéis católicos e evangélicos numa mesma e intensa prece. Para nós, cristãos católicos, já soou o tempo de deixar a lamentação e a negação das estatísticas que mostram a diminuição do percentual de católicos e o crescimento do índice de cristãos evangélicos. Do ponto de vista do Evangelho, não interessa o crescimento numérico deste ou daquele segmento cristão, mas que Jesus seja conhecido e seguido, que os cristãos deem testemunho de unidade e ajudem a construir uma sociedade fraterna e solidária.

Jesus de Nazaré, sacramento do abraço entre o céu e a terra: depois de termos acompanhado tua progressiva manifestação aos discípulos e receber a missão que confias a quem te segue, queremos hoje contemplar teu pleno reconhecimento pelo Pai. Ajuda-nos a entender que é porque abriste mão de todo e qualquer privilégio e te fizeste humano e igual ao mais humilde que teu nome é incomparável e diante de ti se dobram todos os joelhos. E ajuda-nos a compreender que é descendo, amando e servindo que seremos tuas testemunhas. E que nossa comunicação seja fruto do encontro e do conhecimento das pessoas e acontecimentos. Assim seja! Amém!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×