Reflexão do Evangelho

A Oração de Jesus

  Reflexão do Evangelho de João 17,1-11

O texto de Jo 17, 1-11 é chamado de oração da despedida, ou também oração sacerdotal de Jesus. Inicia-se com Jesus rezando a Deus. Havia chegado a hora. A sua glorificação traria a vida eterna a todos que o conhecesse.

O Evangelho de João é diferente dos Sinóticos em tema, ênfase teológica, estilo literário e vocabulário. É mais filosófico, pois apresenta Jesus como o Logos “(Palavra)” de Deus e a luz do mundo.

A comunidade descrita no evangelho de João estava passando por conflitos e perseguições. Foram expulsos da sinagoga após a destruição do templo de Jerusalém, pois para os judeus as afirmações sobre Jesus e sobre o Espírito, soavam como politeísmo e negação dos fundamentos do judaísmo, com a fé monoteísta e obediência à Lei Mosaica, os cristãos são obrigados a sair da Palestina e a instalar-se na Ásia Menor.

Momento antes de sua prisão, Jesus em tom de despedida, reza em uma conversa íntima com Deus, faz uma prece. E além de pedir para si, Jesus também pede por seus discípulos explicitando sua preocupação com o meio no qual eles terão que realizar a missão dando continuidade ao projeto de Deus.

O “mundo” perverso, que no texto representa o Império romano e os líderes judeus, são contra a prática libertadora de Jesus. A palavra mundo, em sentido amplo equivale aos homens na terra, em sentido restrito aponta o sistema hostil a Deus e a Jesus, ou seja, é a sociedade que rejeitou o projeto de vida para todos, pois o mundo não se solidarizou com a prática de Jesus, pelo contrário, encomendaram sua morte.

Na oração Jesus deixa transparecer a sua preocupação com a comunidade que recebe e reconhece a sua unidade com o Pai. E pede a proteção para que essas comunidades vivam o projeto de unidade sendo sinal de luz para o mundo, dando testemunho do amor de Deus pelos homens.

A unidade é experimentada enquanto colocavam o amor como base em suas relações, o que fazia essas comunidades de periferia sem poder e excluídas do sistema, serem procuradas por aqueles que viviam à margem da sociedade, tornando-se resistência.

Vivenciar atualmente o jeito amoroso dessas comunidades é um grande desafio. Após conturbado cenário político que instigava a violência, recolhemos os cacos do ensinamento cristão. A resistência não esmoreceu, e a passos miúdos se movimenta e se articula para viver e deixar transparecer o poder-serviço entre os que estão no mundo.

Dentro do plano de Deus o que vale é o fortalecimento da missão em unidade com aquelas e aqueles que reconhecem o Pai. O tempo é breve, viemos do Pai e para ele voltaremos. Nossa missão é fazer com que seja reconhecido entre nós.

Marisa Pinto – Coordenadora do Sub-Regional Rosângela – Duque de Caxias – RJ
Toninha – Coordenadora do Sub-Regional Nova Iguaçu – RJ
Claudia L.B. Guimarães –  Representante do CEBI RJ  na Articulação da Região Sudeste

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×