Entre os dias 14 e 15 de maio, nas dependências da Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), aconteceu o XII Encontro Estadual de Teologia Feminista de institutos de teologia, com o tema: “Teologia Feminista superando violências”. Reuniram-se 53 pessoas de diferentes institutos de teologia do Rio Grande do Sul, além de representantes de instituições que atuam na área diaconal e social de diferentes denominações religiosas.
A programação de sábado iniciou com uma mística organizada pela ESTEF, seguida por uma palestra proferida pela pastora da igreja Batista, Odja Barros, cujo tema foi: “Bíblia e violência contra as mulheres”. Após o almoço a programação seguiu com a realização de três oficinas, sendo elas:
1)“Violência na música popular brasileira” e exposição “Nem tão doce lar” – Daniéli Busanello (PGR Faculdades EST) e Rogério Aguiar (Fundação Luterana de Diaconia).
2) “Violência, gênero e masculinidade” – Adilson Schultz (PUC Minas)
3) “Como as Igrejas contribuem com a superação da violência de gênero” – Carmem Etel e Marinez Bassotto (Reverendas da igreja Anglicana)
No domingo, a programação iniciou com um momento de louvor conduzido por estudantes da Faculdades EST, seguida pela palestra: “Masculinidade e Violência de Gênero”, proferida pelo teólogo e sociólogo Adilson Schultz (PUC Minas). Na sequência deu-se início ao painel com relatos de experiências. O Programa de Gênero e Religião apresentou a Política de Justiça de Gênero da Faculdades EST. Disponível em:
http://periodicos.est.edu.br/index.php/genero/article/view/2490. Também o teólogo Adilson Schultz relatou sobre o trabalho desenvolvido com homens agressores do município de Belo Horizonte.
O encontro terminou com a realização de uma mística, conduzida pela pastora Marli Brun e almoço de confraternização. O encontro foi organizado pela parceria entre ESTEF, Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST e CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos). Contou também com o apoio da FLD (Fundação Luterana de Diaconia).
Mais fotos podem ser acessadas aqui!