Tempo da Criação 2025

Paz com a Criação

O nosso texto bíblico para este ano é Isaías 32,14-18.
O profeta Isaías retratou a Criação desolada e sem paz devido à falta de justiça e à quebra da relação entre Deus e os seres humanos. Esta descrição de cidades devastadas e terrenos desolados sublinha de forma eloquente o facto de os comportamentos destrutivos do ser humano terem um impacto negativo na Terra.

A nossa esperança: A Criação encontrará a paz quando a justiça for restabelecida
Ainda há esperança e expectativa de uma Terra em paz.

Esperar, num contexto bíblico, não significa ficar parado e calado, mas agir, rezar, mudar e reconciliar-se com a Criação e o Criador em unidade, metanoia (arrependimento) e solidariedade.

O símbolo para 2025 é o Jardim da Paz

O símbolo é caracterizado por uma pomba carregando um ramo de oliveira que traz vida ao Jardim da Paz.

Na história bíblica do dilúvio, a pomba desempenha o papel de mensageira abençoada: A pomba enviada por Noé regressa à arca com um ramo de oliveira fresco no bico,  sinalizando que o dilúvio está a recuar.

Como a história do dilúvio começa com uma situação em que “a terra está cheia de violência” (Génesis 6:13), o regresso da pomba com o ramo de oliveira passou a ser conhecido como um sinal de nova paz.

Encontre aqui o texto que aprofunda a reflexão teológica que orienta o tema e o símbolo de 2025.

Acesse o guia celebrativo: https://drive.google.com/file/d/1ubAvHF7OpptYr6U3p1MbfHr3DqPfis5g/view

Encontre mais informações no link abaixo:

Recursos PT

Em uma conversa profunda e cheia de partilhas, Silvia Souza entrevistou Irmão Marcelo Barros dentro do curso Espiritualidade Fora dos Templos, refletindo sobre como os textos bíblicos, de Gênesis a Oséias, nos chamam ao cuidado, ao amor e à comunhão com toda a criação.

Carrinho de compras
Rolar para cima