Notícias

Sobre a divulgação do relatório da ONU sobre as mudanças climáticas, o CCM diz que “os sinais dos tempos nunca foram tão evidentes”

Em um contexto em que populações em muitas regiões estão sofrendo os efeitos de níveis recordes de calor, incêndios devastadores e inundações extremas, o Reverendo Dr. Odair Pedroso Mateus, secretário-geral adjunto do Conselho Mundial de Igrejas (CCM), orou por aqueles que sofrem e reagiu imediatamente às últimas evidências científicas indicando que a temperatura global está subindo.

 

Mateus falou em nome do Reverendo Prof. Dr. Ioan Sauca, secretário-geral interino, que está de férias.

O último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU confirma que as mudanças climáticas causadas pelo homem estão acelerando e mudando radicalmente o planeta, nossa única casa.

O relatório observa que estamos perigosamente perto de exceder o limite relativamente seguro de 1,5°C do aumento da temperatura global em menos de duas décadas, o que teria consequências cada vez mais desastrosas.

“Os sinais dos tempos nunca foram tão evidentes”, disse Mateus. “O relatório é uma séria bandeira vermelha.”

“Esta é uma preocupação que está no topo da agenda da próxima Assembleia do CCG”, acrescentou, observando que em um texto recentemente publicado sobre o tema da Assembleia – “O amor de Cristo leva o mundo à reconciliação e à unidade” – um grupo internacional de teólogos escreveu que “segundo muitos cientistas, a Terra está hoje em um novo período de sua história, chamado de Antropoceno, no qual o impacto do domínio humano, especialmente nos últimos 200 anos de industrialização, não pode mais ser revertido.”

O relatório da ONU também destaca que as metas do Acordo de Paris de 2015, que incluem manter o aumento da temperatura global a não mais do que 2°C acima dos níveis pré-industriais, ainda podem ser alcançadas desde cortes imediatos, drásticos e sustentáveis nas emissões de dióxido de carbono.

“A esperança está em ação”, disse Mateus, instando que a próxima Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP26, programada para ser realizada em Glasgow de 1 a 12 de novembro, formuta um plano de ação imediato.

“A COP26 deve levar a medidas concretas e suficientes que sejam implementadas agora”, disse ele.

O subsecretário-geral ressaltou que nunca foi tão urgente para todos os governos, mas especialmente para aqueles que representam países ricos e poluidores históricos, redobrar as Contribuições Nacionalmente Determinadas com vistas a alcançar as emissões líquidas zero o mais rapidamente possível.

“Esta situação exige nada menos do que uma transformação urgente e radical em relação às sociedades e economias de emissão líquida zero, em um quadro de justiça e solidariedade”, disse ele. “Temos os meios financeiros e tecnológicos para responder firmemente à emergência climática, e esses meios devem ser compartilhados com as comunidades pobres e vulneráveis que menos contribuíram para a crise.”

Mateus também ressaltou que é preciso ouvir crianças e jovens que incitam os adultos a fazer mudanças sistêmicas resilientes ao clima, pois as crianças serão as mais afetadas pelos impactos das mudanças climáticas.

“Todos nós devemos fazer nossa parte para dobrar a curva de emissões e evitar uma catástrofe climática, bem como promover sociedades resilientes”, observou. “As medidas sem precedentes tomadas por muitos governos e as iniciativas de solidariedade de muitas comunidades para abordar a pandemia COVID-19 mostram o potencial para uma resposta global eficaz à emergência climática.”

À medida que a COP26 se aproxima, a iniciativa Climate Sunday insta as igrejas a se concentrarem na criação (comunicado de imprensa do WCC, 3 de agosto de 2021)

Saiba mais sobre o trabalho do CCM sobre cuidados de criação e justiça climática

 

Foto: legenda/crédito – Em novembro de 2020, os furacões Eta e Iota atingiram duramente a costa norte de Honduras /Sean Hawkey/WCC

Fonte : sitre do CMI: https://www.oikoumene.org/es

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×