Notícias

Senado lança o Portal de Informações do Observatório da Mulher contra a Violência

Senado lança o Portal de Informações do Observatório da Mulher contra a Violência
Na quarta-feira (17), como parte das celebrações dos dez anos da Lei Maria da Penha, será feita a apresentação do Observatório da Mulher contra a Violência e o lançamento de seu Portal de informações.

Reunindo dados, pesquisas e análises produzidas sobre o tema, o Portal do Observatório da Mulher contra a Violência será uma das ferramentas a dar visibilidade e a permitir tanto o cruzamentos dos dados oficiais sobre violência contra a mulher como a troca de conhecimento entre público em geral e instituições envolvidas no combate a esse tipo de violência.

O Observatório foi criado em março, pela Resolução do Senado nº 7, de 2016, de autoria da senadora Simone Tebet (PMDB-MS), presidente da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher. Tem como missão contribuir para o fim da violência contra as mulheres, atuando como plataforma de referência em dados, pesquisas, análises e intercâmbios entre instituições e pessoas atuantes no combate à violência contra mulheres.

Assim, cumpre e reforça o determinado pela Lei Maria da Penha sobre a promoção e catalogação de estatísticas e informações relevantes relacionadas às causas, consequências e frequência de casos dessa violência ainda renitente.

Interativo, o Portal do Observatório da Violência contra a Mulher – nesse primeiro momento – reunirá informações sobre a rede de atendimento às vitimas, pesquisas, enquetes, estudos, estatísticas e dados oficiais, além de notícias sobre o tema, veiculadas pelo Senado, ações legislativas e links para instituições oficiais que atuam no combate a esse tipo de violência.

Há também, em desenvolvimento, uma plataforma que tornará possível não apenas a disponibilização de tais dados de forma sistemática, mas ainda cruzamentos, capazes de facilitar a utilização de dados produzidos para análise do tema – seja por cidadãos, pesquisadores, especialistas, sociedade civil organizada ou por gestores de distintos poderes e esferas governamentais.

Parte da Secretaria de Transparência, o observatório terá a parceria permanente do Instituto de Pesquisas DataSenado que, desde 2005 – ainda antes da promulgação da Lei Maria da Penha –, acompanha a questão da violência contra mulheres no Brasil, em série histórica, com pesquisas telefônicas nacionais, realizadas a cada dois anos.

Assim, 6.141 brasileiras já foram ouvidas em seis pesquisas sobre o tema, que agora também estarão disponíveis no Portal do Observatório da Mulher contra a Violência.

A série histórica do DataSenado registra que, embora 100% das brasileiras saibam da existência da Lei Maria da Penha – promulgada em 2006, para proteger as mulheres da violência –, uma a cada cinco mulheres continua apanhando. 20% das brasileiras ainda são vítimas de violência.

Em 11 anos de atuação, o Instituto de Pesquisas DataSenado já ouviu 4,2 milhões de pessoas em 74 pesquisas de opinião e 131 enquetes sobre questões sociais de relevância nacional e temas em debate no Congresso e na sociedade.

O Observatório da Mulher contra a Violência é coordenado por Roberta Viegas, consultora legislativa do Senado Federal.

Na quarta-feira, 17, às 9h30, no Plenário do Senado, a senadora Simone Tebet fará a apresentação do Observatório e do Portal, na sessão solene de homenagem aos dez anos da Lei Maria da Penha.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×