Notícias

Proteger as florestas é garantir a água da América Latina e Caribe

Proteger as florestas é garantir a água da América Latina e Caribe
A América Latina e Caribe possuem uma enorme riqueza em recursos florestais e hídricos, que devem ser protegidos para se erradicar a fome e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assinalou a FAO [Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura], durante o Dia Internacional das Florestas, este 23 de março.

"A água e as florestas estão intimamente ligados – explica Jorge Meza, da Unidade Florestal da FAO –, já que as florestas filtram a água, aumentam os níveis de umidade do ar e a incorporam mais profundamente na terra, evitando a sua evaporação”.

A América Latina e o Caribe recebem 29% das precipitações do planeta e possuem 23,4% da área florestal mundial, recursos estratégicos para a segurança alimentar e a geração de serviços ecossistêmicos.

Em nível mundial, os vales hidrográficos e as áreas pantanosas proporcionam até 75 por cento dos recursos de água doce; por exemplo, mais de 70% da pluviometria do Vale do Rio da Prata, na América do Sul, se origina a partir da evaporação e transpiração da selva amazônica.

Segundo a FAO, as florestas também podem reduzir os efeitos das inundações e prevenir e reduzir a salinidade das terras áridas, e a desertificação.

A seca é um dos sintomas mais negativos da mudança climática. Mediante o armazenamento da água, as árvores e as florestas podem fortalecer a resistência às secas.

Combater o desmatamento para cuidar da água

A FAO conclama os governos a intensificarem o manejo das florestas e reduzirem o desmatamento, como uma ferramenta para melhorar a quantidade e qualidade da água disponível.

Nas últimas décadas, a perda de área florestal na região foi reduzida. Entre 1990 e 2000, foram perdidos 4,45 milhões de hectares por ano, enquanto que entre 2010 a 2015 essas perdas foram reduzidas para 2,18 milhões de hectares, principalmente devido a uma diminuição das perdas no Brasil, Mesoamérica e Cone sul.

No Caribe, houve um aumento líquido das áreas florestais, que cresceram onde, antes, havia plantações de cana-de-açúcar e outras atividades agrícolas. Este aumento é particularmente evidente em Cuba, República Dominicana, Porto Rico e Trinidad e Tobago.

Fora do Caribe, Chile, Costa Rica e Uruguai são os únicos países que apresentaram um aumento na área florestal durante o período 2010-2015.

Entretanto, as perdas líquidas anuais da região continuam sendo muito superiores às perdas globais. "Quando o desmatamento se eleva, gera-se erosão do solo e se altera a qualidade da água. As florestas regulam o regime hídrico e, quanto mais natural seja o ecossistema, mais efetiva será essa função”, explica Meza.
Meza destaca que, além de proteger o desaparecimento da água de qualidade, o correto manejo florestal reduz a pobreza, mediante a criação de postos de trabalho, produção de alimentos, prevenção de incêndios florestais, proteção dos vales hidrográficos, assim como a prestação de outros serviços, tais como a eliminação de dióxido de carbono do ar que respiramos.

Extração de água duplicou na América Latina

A situação dos recursos hídricos da região é dupla: alguns dos lugares mais áridos e úmidos do planeta se encontram na América Latina e Caribe. Isto significa que a disponibilidade de água varia consideravelmente entre países e mesmo entre áreas distintas de um mesmo país.

Segundo a FAO, nas três últimas décadas, a extração de água foi duplicada na América Latina e Caribe, em um ritmo muito superior à média mundial. Nesta região, o setor agrícola, e especialmente a agricultura de irrigação, utiliza a maioria da água, responsável por cerca de 70% das extrações. Em seguida, há a extração para uso doméstico, com cerca de 20%, e a indústria, com 10%.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×