No meio de tanta notícia triste, intolerâncias e descasos com as pessoas, é sempre bom descobrir projetos que nos trazem perspectivas e inspiração. Esse é o caso da escola bíblica de uma cidade que já traz no nome a esperança: Esperantinópolis. É nessa pequena cidade do interior do Maranhão que 50 crianças estão transformando seu modo de ler a bíblia, e também a forma como interagem com a comunidade.
“Estou utilizando a coleção Fé e Contos para esse projeto com as crianças. Muria, que riqueza e que alegria poder usar essa coleção para fazer frutificar a Palavra de Deus na vida das nossas crianças.” (Ligiéria, sobre a Escola Bíblica de Esperantinópolis)
A ideia de fazer acontecer esse projeto nasceu da assessora popular Ligiéria Alves, uma amiga e conhecida da família do CEBI, que já trabalha há muitos anos na facilitação de encontros sobre a Leitura Popular da Bíblia. Foi através da indicação de uma amiga do CEBI, Múria Carrijo, que ela descobriu a coleção Fé e Contos, série de livros que apresentam propostas de círculos bíblicos com crianças. A amiga Múria é também a autora dos livros, e a troca entre as duas rendeu a criação desse grupo no Maranhão. Tudo conectado.
Ao todo, 50 crianças participam do projeto.
Confira a entrevista com a facilitadora do encontro, Ligiéria Alves, que é professora, biblista e catequista:
CEBI: Você fez o curso de especialização DABAR aqui pelo CEBI. Como foi essa experiência e de que forma ela contribuiu para o seu trabalho como assessora popular?
Ligiéria: Sempre trabalhei com assessoria Catequética em minha Paróquia, depois fiz o Curso de Bíblia por Correspondência do CEBI. E quando vi o anúncio do DABAR nem pensei duas vezes. Me inscrevi e fui. Eu já fazia assessorias antes do DABAR, mas participar do curso trouxe uma grande experiência no sentido de fazer uma leitura mais popular da bíblia. E desde então tenho sempre buscado trabalhar com o povo onde faço assessorias, falando mais dessa leitura popular.
Depois do DABAR eu não consigo mais ficar quieta, sem fazer nada para divulgar a Sagrada Escritura. A minha visão de Bíblia e compromisso com o povo de Deus ampliou com o curso de especialização do CEBI.
Depois do DABAR, não sou a mesma. Tenho a missão de fazer ecoar a Palavra de Deus na vida do povo. Começando pelas crianças da minha Paróquia com a coleção Fé e Contos do CEBI.
CEBI: De onde nasceu a ideia desse projeto e como você descobriu os livros da coleção Fé e Contos para subsidiar a Escola Bíblica?
Ligiéria: A ideia da formação bíblica para Crianças surgiu da inquietação de ver as crianças da minha Paróquia sem ter maiores instruções sobre a Palavra de Deus. E como eu já conhecia a coleção Fé e Contos (que a própria Muria me apresentou durante o DABAR), resolvi elaborar o projeto e botar em prática com crianças entre 7 e 12 anos.
O livro facilita muito o trabalho com as crianças por ter uma leitura simples e muito envolvente, que acaba por fazer as crianças se comprometerem com o reino e a justiça social.
CEBI: O que é diferente no trabalho com as crianças? É preciso algum jeitinho especial ou apenas paciência e diálogo?
Ligiéria: O diferencial no trabalho com as crianças é que eles tem maior facilidade de aprender e colocar em prática aquilo que lhes é repassado nos encontros. E o que tenho percebido é que depois que iniciei o projeto, muitas crianças têm lido a palavra de Deus com mais frequência. E uma leitura que é libertadora, popular, e que os leva a terem maior compromisso com a Bíblia e com a comunidade. Com paciência e diálogo a gente consegue elevar o desejo e compromisso das crianças pela Leitura Popular da Bíblia.
CEBI: Esse grupo de crianças não era do CEBI, certo? De onde elas vinham, como conheceram o curso?
Ligiéria: Essas crianças não eram do CEBI. Elas vêm do meio da comunidade paroquial da minha cidade, Esperantinópolis. Estão conhecendo o CEBI agora. Conheceram o curso pelas motivações que foram sendo realizadas nas comunidades.
CEBI: Qual a sua relação hoje com o CEBI da sua região?
Ligiéria: A relação com o CEBI da minha região ainda não é tão estreita. Mas tenho sempre me colocado à disposição para assessorias e demais necessidades que surgirem. Pretendo fazer ecoar a Palavra de Deus em parceria com o CEBI.
–
Publicado por Centro de Estudos Bíblicos, 22/05/2018.
???? Ficou interessado(a)?
Conheça a coleção Fé e Contos!