Notícias

Profissão de Fé

Afirmar a resistência constitucional

via Brasil de Fato*

Na juventude, carregava comigo muito do revolucionário romântico. Eu me espelhava no Padre Camilo Torres, em Che Guevara, Carlos Lamarca, por pensar que somente com armas iríamos conquistar o poder, então estaria tudo resolvido.

A União Soviética, após a revolução liderada por Lenine e Trotsky, tornou-se o modelo que eu sonhava. A Classe Operária subira ao poder destronando a velha oligarquia dos czares, e se estruturava para ter uma existência solidária, onde o acesso às oportunidades não fosse privilégio, mas o direito de cada um, assim como os bens não seriam concentrados nas mãos de poucos, mas distribuídos a cada um, segundo as suas necessidades.

Na minha cabeça cheia de sonhos, Jesus e Marx andavam de mãos dadas, o segundo continuando o trabalho do primeiro, sempre na perspectiva da felicidade do ser humano.

Entendi, ainda cedo, que o capitalismo se identifica com os interesses pessoais e que daí decorre: o mercado excludente, a propriedade privada dos bens de produção, a concentração e acúmulo de renda.

Fulton Sheen e sua produção “A Vida de Jesus” era a minha frequente leitura, e me marcava quando dizia que os capitalistas morreriam abraçados aos seus bens, não sendo nunca capazes de compartilhá-los.

Hoje, aos 86 anos, já não tenho mais o ardor revolucionário de ascender ao poder pelas armas, da mesma maneira que não tenho nenhuma ilusão quanto ao capital ser capaz de distribuir voluntariamente seus bens.

E então, o que fazer?

Se o capitalismo, cada vez mais, acumula os bens produzidos pelos trabalhadores se no seu top se instala o sistema financeiro explorando cruelmente os povos do mundo, deixando por onde passa um rastro de fome e miséria?

Se ele corrompe consciências, destruindo os direitos duramente conquistados, se o capital põe em risco os bens da natureza, como a água, as florestas e, em consequência a vida humana?

Que fazer, se há dúvidas quanto ao êxito social/humano/econômico da revolução armada?

Vamos recorrer à História.

A União Soviética, com os desvios de Stalin desabou, deixando de ser modelo para a Classe Operária de todo o mundo, como entendia Rosa de Luxemburgo. Cuba está cada vez mais distante do novo Éden – o Comunismo. A China aliou-se ao sistema na exploração dos trabalhadores.

Parece que há um desencanto revolucionário armado, há uma trégua até mesmo nas manifestações de rua.

Mas há uma força que resiste, essa força tem o nome de “Cristianismo”, como seguimento dos ensinamentos e da prática de Jesus. Ela não se confunde com a Igreja a qual se afastou dos pobres e do povo e se aproximou do poder. O seguimento de Jesus não se identifica com os cultos e rituais os quais não passam de espetáculos que, quando muito, trazem um bem-estar emocional.

Eu acredito na Solidariedade, força que não conhece limites para acontecer, acredito na força da Justiça que reconhece a Dignidade (marca indelével do ser humano) e os Direitos Humanos, seu irmão siamês. Eu acredito na Fraternidade, tênue, e inquebrantável liame que une as pessoas como irmãs e irmãos; eu acredito na Bondade, suave como a brisa, irradiando acolhimento, generosidade, sensibilidade, compreensão. Quando esses valores se encontram, surge o Amor.

Esse conjunto de valores que estabelece a mais humana das convivências chama-se Reino de Deus.

No caminho da sua conquista, com armas ou sem armas, muitos já tombaram, mas a Fé, como convicção, nos diz que um mundo sem exploração virá, e a esperança nos aproxima desse dia.

Texto de João Fragoso, ex-militante sindical, membro do Coletivo Cotonetes e do Memorial das Ligas Camponesas. Publicado originalmente por Brasil de Fato.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×