
LEITURA FEMINISTA DAS CARTAS PAULINAS
Com esta afirmativa, Nancy Cardoso conduziu os dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2025, em Ribeirão das Neves (MG), em um encontro presencial com pessoas dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A realização do evento foi uma parceria do CEBI-MS e CEBI-MG.
O encontro nasceu do desejo do grupo de estudos bíblico, uma iniciativa do CEBI-MS, com mediação de Edmilson Schinelo, que abrange pessoas de diversos estados do Brasil e de alguns países da América Latina e da África.
O Estudo, que acontece de forma virtual, teve seu início no ano de 2021, por ocasião da pandemia. Desde então o curso vem ocorrendo de forma modular e a cada semestre estuda-se um bloco das Escrituras Sagradas.
No ano de 2024, os participantes manifestaram o desejo de encontrarem-se pessoalmente, com o objetivo de conhecerem-se, conviver e vivenciar momentos de aprofundamento bíblico. Então, a equipe que coordena o curso organizou o momento. A escolha do tema foi motivada pelo estudo deste semestre que é Escritos Paulinos, no entanto na ótica da leitura popular e feminista da bíblia.
Ao fazer uso do trocadilho “o cavalo é firme, o cavaleiro nem tanto”, Nancy Cardoso (pastora metodista e teóloga feminista) ajudou o grupo a perceber que a teologia construída através dos séculos – o cavalo – quis se colocar mais sólida e autoritária que o cavaleiro. Mesmo se consideradas apenas as cartas autênticas, deparamo-nos com um Paulo que oscila, muda de posições, está em constante aprendizado! Ou seja: “o cavalo é firme, o cavaleiro nem tanto!” E já que não se fala de cavalo no caminho para Damasco, também a teologia é construída.
As pessoas participantes do encontro avaliaram que foi estimulante, muito rico e muito prazeroso estar juntos e beber da fonte, experenciando no corpo cada provocação que Nancy nos fez, através das cartas paulinas.