Notícias

Na contramão, contra a “santa intolerância”

Na contramão

A comemoração dos 400 anos de Belém ficou marcada pela intolerância religiosa, na manhã do dia 19 de janeiro de 2016. A avenida Marechal Hermes foi o cenário de confronto entre a resistência das populações tradicionais de matriz africana e o fundamentalismo religioso de pessoas que se identificavam cristãs. Numa caminhada que surgiu com o propósito de celebrar a frente de resistência d@s afro-religios@s contra a violência durante o quarto centenário da cidade e denunciar o assassinato de sacerdotes e integrantes das comunidades de terreiro, tornou-se também um momento de evidência não apenas histórica, mas daquilo que essas comunidades cotidianamente ainda sofrem: o racismo religioso.

De um lado, cantos e saudações a orixás e caboclos anunciavam o início do ato, enquanto, também nos arredores, integrantes da Igreja Assembleia de Deus se organizavam para o abraço de oração e gratidão, marcado para 11h00 naquele mesmo dia e local. Entretanto, com a saída da marcha no sentido do Ver-o-Peso, o incômodo começou tomar conta de um conjunto de pessoas que, apostos para o evento seguinte, acabaram se antecipando de forma avessa ao seu propósito inicial.

“Queima Senhor” e “tá amarrado” foram algumas das palavras dirigidas aos participantes da caminhada, em tom de escárnio, desmoralização da manifestação pacífica e demonização da fé alheia, numa atitude contraditória a um ato que tinha em comum o direito a vida para todos (Evangelho de João 10,10) por pessoas que se intitulando cristãs, talvez tenham esquecido que um dia também foram perseguidas por professarem sua fé ou queiram voltar com a Lex Talionis (do latim, Lei do Talião), isto é, do “olho por olho, dente por dente”.

É comum a imprensa brasileira evidenciar conflitos/guerras no oriente médio com raiz nas intrigas religiosas, mas pouco ou nada noticiar sobre episódios como este no cenário brasileiro, reforçando não apenas a invisibilidade de uma tradição, mas de um crime conforme a lei 9.459 de 13 de maio de 1997. E em meio a todo esse silêncio midiático, se tem naturalizado a perseguição aos cultos afro-religiosos e seus adeptos, nas diversas nuances da violência.

Do lobby da bancada “evangélica” no legislativo federal à ausência das tradições de matriz africana no calendário oficial da Prefeitura de Belém, ao lado de outras religiões que também participam da construção dessa cidade, nos provoca a pensar que tais exclusões e seletividades não são fatos desconectados da conjuntura do país, mas refletem uma postura política adotada por alguns grupos da sociedade, assim como setores e instâncias do poder público. Por isso, precisamos ficar muito atent@s, sobretudo no limiar das eleições municipais, para que esse fundamentalismo articulado não alimente o ódio com/entre as religiões e culturas, fragmentando ainda mais nosso povo.

Por isso, na contramão de uma “santa intolerância”, vale destacar que há iniciativas que realmente promovem o diálogo ecumênico entre igrejas cristãs como o Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs – CAIC, entre afro-religiosos como o Movimento Atitude Afro Pará e entre religiões diversas como o Comitê Inter-religioso do Estado do Pará – CIEPA precisam ser mais difusas e apoiadas. E mais do que isso, precisamos incorporar de forma pedagógica a postura da população tradicional de matriz africana presente na caminhada: seguir adiante com fé e resistência, abstraindo quando a coisa for menor que a causa, denunciando quando a vida for ameaçada e contribuindo com um outro mundo possível sempre e com muito axé!

* Por Eduardo da Amazônia

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×