Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Morre um profeta, um homem de Deus! [Luíza Erundina]

Morre um profeta, um homem de Deus! [Luíza Erundina]
29 de agosto de 2017 Centro de Estudos Bíblicos
Dom José Maria Pires

Confira o texto da Deputada pelo PSOL, Luíza Erundina, sobre a morte do bispo Dom José Maria Pires:

“Um bispo negro que assumiu a luta contra a opressão a jovens negros e pobres assassinados”

Estou profundamente sentida. Acabo de receber a triste notícia do falecimento de um amigo e grande pastor da Igreja no Brasil – Dom José Maria Pires.

Tive o enorme privilégio de conviver e trabalhar com ele, na Paraíba, na década de 60, em plena ditadura militar; ele, Arcebispo, e eu, Assistente Social, ambos envolvidos na luta contra a ditadura militar e pela Reforma Agrária, na Pastoral da Terra da Arquidiocese.

Nos finais de semana, íamos para o campo, lá pelas bandas de Sapé, conversar, debaixo de latadas, com os camponeses que estavam dispersos e com medo, pois viviam o rescaldo do massacre às Ligas Camponesas naquela região.

Dom José era um dos dedicados pastores, no Brasil, da Teologia da Libertação e das Comunidades Eclesiais de Base, da estirpe e grandeza de outros pastores, como D. Hélder Câmara, D. Paulo Evaristo Arn’s, D. Luciano Mendes, D. Angélico Sândalo, D. Casaldáliga e tantos outros Bispos que resistiram com destemor ao regime de força que perseguia e punia quem se opusesse a ele, denunciasse seus crimes bárbaros, e se mantivesse do lado dos perseguidos e oprimidos.

Em razão desse trabalho junto com ele, tive que sair do meu Estado, fugindo da perseguição e para escapar do pior.

Vim para São Paulo magoada por ter que deixar a luta pela democratização da terra no campo, contra o latifúndio e os latifundiários que, poucos anos depois, assassinaram, bárbara e covardemente, a sindicalista Margarida Maria Alves, e, até os dias de hoje, continuam matando índios e trabalhadores que lutam pelo direito à terra, pelo direito à vida.

Trabalhando nas favelas e cortiços da periferia de São Paulo, me dei de que a luta lá e cá era a mesma: seja pelo direito à terra, para trabalhar, seja, para morar.

Dom José, o bispo negro, também assumiu a luta em defesa dos afrodescendentes, e contra a opressão aos milhares de jovens negros e pobres assassinados na periferia das grandes cidades.

Obrigada, portanto, Dom José, por tudo o que fez pela Igreja e pelo povo sofrido do nosso país.

De onde estiver o seu espírito que nos inspire e nos anime a continuarmos a luta pelos direitos humanos e sociais do nosso povo, que hoje, como no passado, estão sendo gravemente violados por um governo ilegítimo e corrupto.

Que Deus o acolha no Seu seio e nos conforte neste difícil momento de perda e dor.

Fonte: Texto de Luíza Erundina.

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya

slot online judi bola terpercaya slot online terpercaya